Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o Mestrado ProfEPT

Notícias

Inscrições abertas para o Mestrado ProfEPT

Stricto Sensu

Interessados podem se inscrever até 7 de março
por Kelinne Guimarães publicado: 04/02/2019 12h00 última modificação: 11/02/2019 09h24
Colaboradores: Mayana Matos

Estão abertas e seguem até dia 7 de março as inscrições para o processo de seleção do Mestrado do Programa em Educação Profissional Tecnológica (ProfEPT). Os interessados em participar da seleção devem acessar o endereço: profept.ifes.edu.br/ para conferir o edital e fazer sua inscrição online, que será validada após o pagamento de uma taxa de R$ 70,00 reais. As solicitações de isenção do pagamento da inscrição devem ser realizadas até dia 11 de fevereiro. 

Neste ano, o programa ofertará 908 vagas em 40 instituições associadas, ou seja, nos Institutos Federais, Centros Federais e Colégio Pedro II que constituem a Rede Nacional do ProfEPT. O Instituto Federal do Tocantins (IFTO), unidade Palmas, ofertará 18 vagas, sendo 9 destinadas aos servidores que integram a Rede Federal de Educação Profissional e 9 à ampla concorrência. 

O exame nacional de acesso ao programa de mestrado será realizado no dia 5 de maio, e consistirá em uma prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha, sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, Metodologias de Pesquisa e sobre Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme referências indicadas no edital. 

O objetivo do ProfEPT é proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, focando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos educacionais, a partir da realização de pesquisas que englobam os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado relevante à educação profissional de nível básico ou em espaços não-formais.

ProfEPT

O ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, com um mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, da área de Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Idealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.

O semestre letivo da turma em andamento iniciará no próximo dia 14 de fevereiro. Confira o calendário 2019

Reunião gestores e equipe ProfEPT

O reitor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Antonio da Luz Júnior, esteve reunido, em 28 de janeiro, com professores e coordenadores que compõem o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado ProfEPT). Participaram do encontro a equipe da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFTO, o diretor-geral do Campus Palmas, Wendell Costa, e demais gestores da unidade. O objetivo da reunião foi discutir o fortalecimento de atividades relacionadas ao ProfEPT. 

Entre os temas abordados, os gestores trataram de previsão orçamentária para o ano 2019;  elaboração de um cronograma para a capacitação e participação dos professores em eventos; carga horária dos docentes, bem como organização quanto às instalações físicas e equipamentos para a realização das aulas.

Na ocasião, o reitor reforçou a necessidade dos coordenadores e professores do mestrado, junto à direção do Campus Palmas, registrarem as demandas à Reitoria, de modo que sejam identificadas prioridades e auxílios para o fortalecimento do programa.