Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para Espaço de Inovação

Notícias

Inscrições abertas para Espaço de Inovação

10ª Jice

Ela Pode no IFTO é a novidade dessa edição
por Maiara Sobral publicado: 18/09/2019 15h11 última modificação: 18/09/2019 15h12

A Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jice), do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), chega a sua décima edição em 2019 com uma novidade no Espaço de Inovação, o Ela Pode no IFTO, realizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, com apoio do Google, visa capacitar, entre os anos de 2019 e 2020, 135 mil mulheres brasileiras ajudando-as a criar a própria oportunidade econômica, tornando-as confiantes e preparadas para o autodesenvolvimento pessoal e profissional.

Além dessa programação inédita, o Espaço de Inovação contará com as tradicionais ações: Desafio de Ideias, Mostra Tecnológica, Hackathon e III Desafio de Robótica. As inscrições para essas atividades estão abertas e seguem até o dia 26 de setembro. Confira as chamadas na Página da Jice.

O Desafio de Ideias é uma competição de caráter acadêmico, direcionada especialmente aos estudantes do IFTO, nele os participantes desenvolvem ideias inovadoras para resolução de problemas identificados no setor produtivo do estado do Tocantins. As inscrições deverão ser realizadas pelo mentor da equipe,

Já a Mostra Tecnológica é um ambiente no qual serão expostos, em stands reservados para cada unidade, projetos de pesquisa de relevância no uso de tecnologia para resolução de problemas. Esses projetos serão escolhidos meio de seleção própria conduzida pela unidade. Cada campus definirá os critérios de seleção dos trabalhos a serem expostos na Mostra Tecnológica do IFTO, observando as regras e prazos estipulados na chamada.

No Espaço de Inovação, também será realizado o Hackathon, que é um evento focado na construção de novas soluções tecnológicas para segmento que apresente alguma carência de inovação. A atividade terá duração 24 (vinte e quatro) ocorrerá entre os dias 20 e 21 de novembro dentro da programação da 10ª Jice. As inscrições deverão ser realizadas por um dos membros da equipe.

Por sua vez, o III Desafio de Robótica é uma competição de caráter acadêmico, direcionada especialmente aos estudantes do IFTO, reúne construtores de robôs que competem para mostrar qual deles é capaz de cumprir da melhor forma um determinado objetivo especificado da competição. Para realização do campeonato estão previstas três rodadas de quatro modalidades (mini sumô, sumô, seguidor de linha e resgate). As inscrições para o campeonato devem ser efetuadas pelos docentes (técnicos) de cada equipe.