Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Início das aulas 2021/1 terá programação de boas-vindas aos estudantes

Início das aulas 2021/1 terá programação de boas-vindas aos estudantes

Volta às aulas

Calouros e veteranos estão convidados a acompanharem as atividades
por Greiciane Souza publicado: 29/01/2021 10h00 última modificação: 29/01/2021 12h31

O primeiro semestre letivo de 2021 terá início na próxima segunda-feira (1º) na unidade Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Considerando que o cenário de pandemia ocasionado pela Covid-19 ainda se mantém, em especial na disseminação de casos pelo Brasil, o Conselho Superior do IFTO deliberou pela manutenção do ensino remoto.

A realização das atividades on-line, porém, não significa que não haverá uma recepção especial para os estudantes da unidade. A Coordenação de Assistência Estudantil (Cae), a Coordenação Técnico-Pedagógica (Cotepe), a Gerência de Ensino e as coordenações de cursos programaram uma série de atividades para marcar a volta às aulas, dar boas-vindas aos estudantes e apresentar o funcionamento da instituição aos novatos.

Na segunda-feira, 1º, será feita uma transmissão ao vivo de recepção com apresentação dos setores e um momento de boas-vindas por parte da direção-geral, gerência e coordenadores de curso e dos setores. A live será realizada às 14h para os estudantes do ensino médio e subsequente em Informática e às 19h para os estudantes dos cursos superiores, subsequente em Vendas e Proeja, pelo canal do IFTO Porto Nacional no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCvEbv9UPNusz-0WYfUJpEDA.

A programação da quarta-feira (3) será voltada para os estudantes novatos do ensino Médio. Eles receberão informações sobre acesso às salas de aulas, pela plataforma Google Classroom, e sobre os cursos.

Ainda durante a primeira semana de aula, serão divulgados vídeos explicativos sobre editais de auxílio estudantil, acesso ao SIGA e orientações sobre como criar o e-mail institucional.

A programação, segundo Cláudia Gomes, coordenadora da Assistência Estudantil da unidade, foi planejada com foco total nos estudantes. “O objetivo principal é demonstrar aos nossos alunos a importância deles para a nossa instituição e também que estaremos prontos a ajudá-los nesse momento tão difícil que ainda estamos vivendo, desta forma, vamos reforçar algumas práticas e todo o nosso apoio para que os alunos veteranos permaneçam firmes nos estudos e obtenham êxito acadêmico. Aos calouros, preparamos várias atividades, vídeos e lives para que entendam como funciona a nossa instituição e como serão os estudos nesse formato EAD, assim como o passo a passo dos auxílios estudantis e outros recursos que os ajudarão nessa caminhada do conhecimento”, explicou a coordenadora.