Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO promoverá evento alusivo à Semana da Consciência Negra nos dias 18 e 19 de novembro

Notícias

IFTO promoverá evento alusivo à Semana da Consciência Negra nos dias 18 e 19 de novembro

Evento

Programação terá ciclo de palestras com especialistas na área da educação e na temática racial e afro-brasileira
por publicado: 14/11/2020 11h20 última modificação: 15/11/2020 16h09

Com o objetivo de potencializar o debate sobre temas vinculados à educação, ao racismo estrutural e aos impactos da pandemia, o projeto de extensão Vozes do Saber e o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) da unidade Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizarão nos dias 18 e 19 de novembro o evento titulado: Vozes do Saber: relações étnico-raciais, pandemia e perspectivas contemporâneas.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus e da necessidade de distanciamento social, o evento ocorrerá em formato virtual, sendo transmitido pelo canal do youtube da Diretoria de Desenvolvimento Educacional da unidade Araguatins. Sua programação contará com ciclo de palestras distribuídas em duas mesas redondas com eixos complementares, contanto com a participação de especialistas na área da educação e na temática racial e afrobrasileira.

A primeira mesa ocorrerá no dia 18 de novembro, quarta-feira, às 14h, tendo como título: "Decolonialidade e educação nas relações étnico-raciais" com a participação: da coordenadora de ações afirmativas desenvolvendo, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Solange Nascimento, do professor de sociologia do IFTO, Stânio de Sousa Vieira e da acadêmica da licenciatura em Ciência da Computação do IFTO, Helisana Barros.

Já a segunda mesa será realizada no dia 19 de novembro, quinta-feira, às 19h, tendo como título "Etnicidade: teoria, prática e pandemia". Seus participantes serão: a geógrafa e pedagoga, Monique Marques de Farias, a militante da Articulação Nacional de Quilombos (ANQ), lideranças Quilombola da Ilha de São Vicente, Maria de Fátima Batista Barros e psicóloga, Marília Alves Facco.
A expectativa da organização do evento é reunir um público formado pela comunidade externa e interna do IFTO, fomentando discussões relações étnico-raciais.

Comissão organizadora
A comissão organizadora do evento é constituída pelos professores do IFTO: Pedro Saldanha Frantz, Cristina de Sousa Fonseca Almeida, Antonio Guanacuy, Almeida Moura Cassia Maria de Sousa Pereira, Quiteria Costa de Alcantara Oliveira, pela acadêmica do IFTO, Helisana Barros, pela liderança quilombola, Maria de Fátima Batista e pela pesquisadora Monique Marques de Faria.