Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO promove Semana Virtual do Livro e das Bibliotecas

Notícias

IFTO promove Semana Virtual do Livro e das Bibliotecas

Comemoração

Evento será realizado no canal do IFTO no Youtube e dentro da SICTEG
por Mayana Matos publicado: 19/10/2020 08h11 última modificação: 19/10/2020 16h02

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) promoverá, nos dias 29 e 30 de outubro, a “Semana Virtual do Livro e das Bibliotecas do IFTO”. O evento envolve as unidades de Araguaína, Formoso do Araguaia, Gurupi e Paraíso do Tocantins e faz parte da comemoração da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. A programação será realizada no canal oficial do IFTO no YouTube, com transmissão ao vivo e tradução em Libras.

Diante do contexto de isolamento social, decorrente da pandemia do novo coronavírus, a programação inclui capacitações e programação cultural no formato on-line

Segundo os organizadores, o objetivo do evento é estreitar os laços entre a Biblioteca e os usuários neste momento de isolamento social, bem como promover a leitura, as expressões artísticas e culturais e a construção do conhecimento científico, reforçando a relevância dessas práticas no ambiente escolar. 

Programação com Lives no Youtube

Dia 29 de outubro

- 19h - Abertura: Sarau Musical
Contagie-se pela música com Pedro Ignácio Meneghetti Scheid


- 19h10 - Fontes Confiáveis de pesquisa na internet
Palestrante: Professora Naiane Vieira dos Reis. Doutora em Letras: ensino de língua e literatura, pelo programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína. Faz pesquisa sobre leitura, ensino, formação de professores, memória, maternidade e gênero.

Dia 30 de outubro

- 19h - Abertura: Sarau Literário
Poesia com Kamilly Oliveira Fernandes
Poesia com Dominique Castro Pimentel


- 19h10 - Entenda as principais mudanças na Norma de Referências - ABNT
Palestrante: Francisco Welton. Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Ministrou aulas na disciplina: Metodologia da Pesquisa, com a temática: "Normalização de Trabalhos Acadêmicos"; nos cursos de especialização e nos mestrados acadêmicos da UECE.

Inscrições

Durante as lives, serão realizados sorteios de livros, bem como dois trials, individuais, da Minha Biblioteca, por seis meses. Somente concorrerão aos prêmios aqueles que efetuarem as inscrições neste endereço eletrônico . Os interessados poderão se inscrever até o dia 30 de outubro. Ao confirmar sua inscrição,  terão direito a emissão de certificados. 

Data comemorativa

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto n.º 84.631 de 09 de abril de 1980, com início em 23 de outubro e término em 29 do mesmo mês, sendo a última data consagrada ao Dia Nacional do Livro. Nessas datas é comemorada a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil e que posteriormente constituiria a Biblioteca Nacional.

A Semana Virtual do Livro e das Bibliotecas do IFTO tem como parceiros Minha Biblioteca e GEP Livraria. O evento encontra-se também dentro da programação da 6ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi – SICTEG

Fazem parte da equipe organizadora os seguintes bibliotecários: Adriana Machado Santos (Gurupi); Francisco Welton Silva Rios (Formoso do Araguaia); Michelle de Lima Mota (Gurupi); Rozângela Martins da Silva (Araguaína) e Ustana Ferraz Soares (Paraíso do Tocantins).