Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO promove ações alusivas à campanha Setembro Amarelo

Notícias

IFTO promove ações alusivas à campanha Setembro Amarelo

Prevenção

Objetivo é sensibilizar a comunidade sobre a valorização da vida
por Mayana Matos publicado: 04/09/2020 09h20 última modificação: 17/09/2020 16h14
Ilustração de um laço de fita da cor amarela. Com o texto "Setembro Amarelo. Mês de valorização da vida." Ilustração representativa de um coração. Fim da descrição.

Ilustração de um laço de fita da cor amarela. Com o texto "Setembro Amarelo. Mês de valorização da vida." Ilustração representativa de um coração. Fim da descrição.

O mês de setembro é marcado pela campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com a proposta de associar a cor amarela ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). 

Nos últimos anos, especialmente a partir da campanha Setembro Amarelo, informações referentes ao tema passaram a ser compartilhadas, possibilitando que mais pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção ao suicídio. No Instituto Federal do Tocantins (IFTO), uma série de atividades serão realizadas em suas diversas unidades, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a valorização da vida e a importância de cada pessoa na prevenção ao suicídio. 

Araguaína

Na unidade de Araguaína, ao longo de todo o mês, estão disponíveis atendimentos psicológicos aos estudantes via aplicativos. De 21 a 26 de setembro serão publicados cards sobre a valorização da vida nas mídias sociais do campus

Colinas do Tocantins

Em Colinas do Tocantins, nos dias 9 e 10, a unidade vai elaborar uma imagem em alusão ao Setembro Amarelo para postar na página principal do campus com a frase "Mês de valorização da vida". Nos dias 14, 21 e 28 de setembro, serão compartilhados com os estudantes da unidade, durante as aulas, vários vídeos em alusão ao tema, que serão exibidos nos seguintes horários: 7h, 13h e 18h. Durante todo o mês, ao londo das atividades de ensino remoto, serão apresentadas à comunidade acadêmica frases motivacionais relacionadas à campanha. 

Formoso do Araguaia

No dia 14, foi realizada a apresentação da palestra motivacional voltada à temática Setembro Amarelo para estudantes, servidores e família dos estudantes da unidade de Formoso do Araguaia. Ao longo mês, foram programadas inserções nos roteiros de estudos enviados aos estudantes de forma semanal, com cores da temática e frases motivacionais. Também estão sendo respostados cards sobre o tema. No dia 20 de setembro será publicado um vídeo sobre Setembro Amarelo. 

Gurupi

Uma live com o tema "A importância da família no bem-estar do estudante" será conduzida pela psicóloga Milena Thomazi, na unidade de Gurupi, no dia 15, às 18h, para os pais dos estudantes do curso técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio; no dia 16 para os pais dos estudantes do curso técnico em Agronegócio Integrado ao Ensino Médio e no dia 17 aos pais dos estudantes do curso técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, sempre às 18h. 

No dia 16, às 16h, será a vez dos servidores da unidade acompanharem a live "Saúde Mental e bem-estar no home office". No dia 18, também às 16h, os estudantes poderão acompanhar a live "Tempo de Cuidar:  Vamos conversar sobre bem-estar e saúde mental?". Para ambas lives, os palestrantes ainda serão confirmados.

Lagoa da Confusão

No dia 29, na unidade de Lagoa da Confusão, será realizada a live "Reflexões sobre a vida: um caminho de grandes descobertas", tendo como mediadora a psicóloga Milena Thomazi. A programação terá início às 19h, e conta ainda com exposição de postagens e roda de conversa sobre a valorização da vida. 

Palmas

As ações referentes ao mês se concentrarão, na unidade de Palmas, em atendimentos psicológicos aos estudantes e servidores via aplicativos, mantendo o distanciamento social,. Também serão publicados, nas mídias sociais da unidade, material referente ao tema. Uma live será realizada no dia 17, às 20 horas, abordando a temática em consonância com a pandemia.

Paraíso do Tocantins

Na unidade de Paraíso do Tocantins serão postados materiais gráficos, divulgação do Centro de Valorização da Vida (CVV) e vídeo relacionado à campanha. As ações fazem parte do projeto "Abraçando a Vida" que conta com contribuições de Karina Okajima Fukumitsu, terapeuta e pós-doutora pelo Instituto de Psicologia da USP, coordenadora da Pós-graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto da Universidade Municipal São Caetano do Sul (USCS) e coordenadora do Programa RAISE: Ressignificações e Acolhimento Integrativos do Sofrimento Existencial.  

Pedro Afonso

Na unidade de Pedro Afonso, ao longo de todo o mês, serão programadas divulgações nas mídias sociais, de mensagens motivacionais e informativas sobre a campanha Setembro Amarelo. No dia 22, será realizada webinar abordando a temática relativa à campanha. 

Porto Nacional

Ao longo do mês, terá plantão psicológico via WhatsApp Business (3363-9734) na unidade de Porto Nacional, nos dias 9, 16, 23 e 30 de setembro. Durante todo o mês serão publicados cards com frases motivacionais, de conscientização e de apoio aos estudantes, referentes à campanha Setembro Amarelo. O material também será divulgado nas mídias sociais da unidade. 

Reitoria

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), através do setor de Psicologia, conta com o projeto  "Hoje o assunto é...", que consiste em trabalhar temas pontuais com os quais a assistência estudantil lida diariamente. Em uma página no Portal do IFTO são abordados temas como Ansiedade, Autoestima e Suicídio, contendo textos e vídeos explicativos, bem como explanações sobre sintomas, tratamentos e formas de buscar ajuda. Também, ao longo do mês, será abordada a temática nos perfis oficiais do IFTO nas mídias sociais e e-mails institucionais. Para reforçar a visibilidade da causa de prevenção ao suicídio, o IFTO alterou as cores do portal para a cor amarela.

As demais unidades que desenvolverem alguma programação ao longo do mês, referente ao Setembro Amarelo, terão as informações atualizadas nesta matéria, no Portal do IFTO. 

A campanha é de todos!

De acordo com o portal do Movimento Setembro Amarelo, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Segundo dados do portal, em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. 

O movimento foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria)

Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação),  pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e  e-mail. Nestes canais, são realizados mais de 2 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 3.400 voluntários, localizados em 24 estados, mais o Distrito Federal. Outros pontos de atendimento estão acessíveis em Links Úteis

 

(Com informações do portal oficial do CVV e do Movimento Setembro Amarelo)