Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO mantém ensino remoto para o segundo semestre letivo

Notícias

IFTO mantém ensino remoto para o segundo semestre letivo

2020/2

Orientações e ações de acolhimento serão repassadas aos estudantes
por Mayana Matos publicado: 31/08/2020 14h35 última modificação: 31/08/2020 15h41

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) deu início ao calendário escolar 2020/2 em suas unidades, na modalidade de ensino remoto, em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com a pró-reitoria de Ensino (Proen), as aulas seguirão sendo ministradas nas plataformas Moodle ou Google Sala de Aula. Cada unidade do IFTO criou e já está executando o Plano Emergencial de Permanência e Êxito com ações que visam aumentar o engajamento dos estudantes, bem como oferecer estratégias para contemplar àqueles que apresentarem dificuldades quanto ao acesso à internet e dispositivos referentes.

Todas as informações necessárias para iniciar o semestre letivo serão repassadas aos estudantes, tais como: data e horário da aula inicial do curso, documentos institucionais, PPC, calendário, planos de ensino; bem como a realização de atividades no contexto do ensino remoto e diálogos frequentes sobre condições de acesso ao material de apoio digital e impresso (este, para os casos necessários). Foi recomendado às unidades do IFTO que criem grupos de WhatsApp com os estudantes, organizados por curso e turma, bem como realizem o planejamento de aula inaugural para fins de apresentação da equipe gestora, equipe pedagógica, coordenação de curso  e docentes. Além disso, reservem momentos, como as primeiras aulas, para ambientação institucional no contexto da pandemia, explicar sobre Ambiente Virtual de Aprendizagem, uso dos serviços de biblioteca, atendimento do setor de protocolo e laboratórios/unidades de produção e processamento; e ainda, sejam repassadas informações necessárias quanto a elaboração do plano de estudo para os momentos síncronos e assíncronos, conforme planos de ensino divulgados pela Coordenação de Curso. 

"A instituição está empenhada em fazer com que estudantes e servidores sintam  o mínimo de impacto possível na condução das atividades de ensino remoto durante a pandemia. Neste sentido, muitas ações já foram realizadas objetivando o engajamento. Foram elaboradas ainda, diretrizes importantes para a finalização do semestre 2020/01 e início do semestre 2020/02. Portanto, recomendamos a leitura da Portaria 766, elaborada pelas Pró-reitorias de Ensino, Assuntos Estudantis, Extensão e Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, e todos os Diretores/Gerentes de Ensino das unidades do IFTO", enfatizou a pró-reitora de Ensino, Nayara Pajeú. A Portaria 766/2020/REI/IFTO, a qual se refere, regulamenta as atividades de ensino, implementadas de forma remota ou híbrida, como sendo o conjunto de atividades escolares e acadêmicas desenvolvidas, visando evitar o contágio pelo novo coronavírus. A decisão pela manutenção do ensino remoto havia sido aprovada na reunião do Conselho Superior do dia 13 de agosto. 

Vale ressaltar que cada campus do IFTO possui um calendário escolar, com datas de início das aulas e acolhimentos específicos. Para saber mais sobre qual a data de matrícula e rematrícula, acesse a página da sua unidade ou através dos seguintes e-mails: 

Campus Araguaína: geren_araguaina@ifto.edu.br

Campus Araguatins: dde.araguatins@ifto.edu.br

Campus Colinas do Tocantins: geren.colinas@ifto.edu.br

Campus Dianópolis: geren.dianopolis@ifto.edu.br

Campus Formoso do Araguaia: geren.formoso@ifto.edu.br

Campus Gurupi: geren.gurupi@ifto.edu.br

Campus Lagoa da Confusão: geren.lagoadaconfusao@ifto.edu.br

Campus Palmas:  diren.palmas@ifto.edu.br

Campus Paraíso do Tocantins: geren.paraiso@ifto.edu.br

Campus Pedro Afonso: geren.pedroafonso@ifto.edu.br

Campus Porto Nacional: geren.portonacional@ifto.edu.br