Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO elabora e publica Manual de Gestão e Execução do PNAE

Notícias

IFTO elabora e publica Manual de Gestão e Execução do PNAE

Alimentação Escolar

Documento orienta sobre as etapas inerentes ao programa no âmbito do Instituto
por Mayana Matos publicado: 13/08/2020 11h10 última modificação: 13/08/2020 11h13

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) publicou o Manual de Gestão e Execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no âmbito da Instituição. O documento foi elaborado pela Comissão Central de Acompanhamento do PNAE no IFTO. 

O documento dispõe sobre uma apresentação acerca do programa, as legislações referentes, levantamento de produtos ofertados pela agricultura familiar local para a elaboração do cardápio, sobre os procedimentos da chamada pública, a realização de licitação pública, a distribuição de kits de alimento, projeto para seleção de bolsistas, formação de hábitos alimentares saudáveis, cardápio a ser executado, recebimento e inspeção de gêneros alimentícios, armazenamento e controle de estoque, distribuição e controle de entrega, e prestação de contas. O documento oferece ainda  modelos de formulários referentes aos procedimentos descritos. 

"Esse Manual tem como objetivo explicar as principais etapas PNAE na instituição, tendo em vista a eventual modificação dos gestores do programa nas unidades. É dado grande foco à Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, tendo em vista ser esse um processo praticamente exclusivo do PNAE na instituição. Esperamos que esse Manual auxilie às unidades na execução do programa e que sua prática se torne cada vez mais fácil e rotineira",  ressaltou a Coordenadora de Assistência Estudantil e nutricionista do setor de Alimentação Estudantil do IFTO, Jahny Duarte. 

Todos os detalhes do Manual estão disponíveis no Portal do IFTO