Notícias
IFTO de Lagoa da Confusão forma primeira turma do curso superior em Engenharia Agronômica
Conquista
O sonho de receber o diploma do ensino superior tornou-se realidade para 14 formandos do curso superior em Engenharia Agronômica do Campus Avançado Lagoa da Confusão, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Eles receberam o grau em uma solenidade que aconteceu nesta sexta-feira, 25, e que contou com a presença de familiares, amigos, servidores do IFTO, autoridades políticas locais, estaduais e nacionais.
A felicidade e a gratidão pela conquista foram sentimentos muito presentes durante toda a cerimônia de formatura. Um dos momentos marcantes foi a homenagem ao formando Adriano Carvalho da Rocha, que estudou na primeira turma do curso técnico em Agricultura da unidade e, nesta noite, recebeu um dos diplomas entregues aos primeiros formandos do curso superior em Engenharia Agronômica. O diploma foi entregue ao formando pelo seu próprio pai e pela senadora Dorinha Seabra Rezende.
A senadora protagonizou outro momento importante da formatura, quando ela recebeu uma placa de homenagem pela sua atuação na criação do Campus Avançado Lagoa da Confusão, além do seu compromisso com a instituição, ao realizar, entre outras ações, a descentralização de recursos financeiros para a construção do prédio em que estão reunidos setores administrativos e pedagógicos e salas de aulas e do ginásio poliesportivo da unidade.
O discurso da oradora da turma, Amanda Basta Damaso, relembrou momentos importantes vividos pela turma e foi marcado por muita emoção. Ela contou a trajetória do grupo de estudantes, que, entre outros desafios, foi marcada pelas adversidades do período pandêmico, mas que também serviram para fortalecer as intenções deles de concluir o curso e receber o diploma do ensino superior, como reforçou a formanda.
Todas as autoridades presentes na mesa de honra ressaltaram a importância do Campus Avançado Lagoa da Confusão do IFTO e do recebimento do grau de bacharel em Engenharia Agronômica pelos primeiros formandos do ensino superior da unidade e aproveitaram para reforçar a responsabilidade e a importância do papel que eles passam a ter enquanto profissionais para a sociedade. "Vocês são profissionais que vão ajudar não só o Brasil, como as quase 8 bilhões de pessoas do mundo, pois a cada seis pratos de comida produzido no mundo, um deles é produzido no Brasil", pontuou o secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Jaime Café, que lembrou a importância do município na produção agrícola brasileira.
A senadora Dorinha Rezende lembrou do processo de implantação da unidade do IFTO em Lagoa da Confusão, marcado por desafios e por esperanças, e fez um paralelo com o percurso dos formandos. "Eu imagino a luta que vocês enfrentaram, a luta de vocês e das suas famílias. O ensino superior ainda é um sonho muito distante para muitas pessoas e o quanto vocês tiveram essa oportunidade com certeza é só um passo, um passo importante, porque vocês continuarão se aperfeiçoando enquanto profissionais e hoje vocês simbolicamente representam o grande futuro do Instituto Federal do Tocantins, em especial, de Lagoa da Confusão", enfatizou a senadora.
O diretor-geral da unidade, Jardel Barbosa, fez um discurso emocionado e relembrou dos desafios da implantação do curso superior em Engenharia Agronômica, proposto em 2017, quando a unidade contava com apenas quatro professores da área de Agricultura. "Muita gente riu. Até nós, no nosso cotidiano, a única coisa que a gente quer e fala para os filhos de vocês é que eles sonhem alto. Só que, lá no fundo, a gente também não sonhava grande", contou Jardel e aproveitou a experiência para dar um conselho aos novos formandos. "Só que depois a gente criou asas. As asas necessárias para vocês que se formam hoje. Pode bater e pode voar alto. O tombo vai machucar e vai criar cicatriz, mas é dela que vocês serão mais fortes", completou o diretor.
O reitor do IFTO, Antonio da Luz Junior, falou que este é um momento histórico para a instituição e para a comunidade de Lagoa da Confusão. "O IFTO, assim como toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, vem de um processo de interiorização do ensino técnico e tecnológico gratuito e de qualidade. E hoje cumpre com o objetivo de levar essa oportunidade às pessoas que vivem em um município do interior do país. O sentimento que temos hoje é de dever cumprido", celebrou o reitor e encerrou a cerimônia dando votos muito sucesso aos novos engenheiros agrônomos que ingressam no mundo do trabalho.
Confira mais fotos da cerimônia na página do IFTO no Facebook.