Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO comemora Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Notícias

IFTO comemora Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Unidades

As atividades aconteceram no final de outubro e seguem em novembro
por Mayana Matos publicado: 06/11/2019 10h00 última modificação: 12/11/2019 10h09

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) promoveu em suas unidades a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. As atividades aconteceram no final de outubro e se estendem no mês de novembro. O objetivo é incentivar as práticas de leitura, desenvolver ações culturais a fim de divulgar os produtos e serviços das bibliotecas, promover campanhas de educação do usuário, bem como utilizar de maneira lúdica e inovadora o espaço da biblioteca.

Mostrar que a biblioteca não é apenas um depósito de livros, mas um ambiente agradável para estudo, pesquisa e leitura. Ampliar o horizonte cultural onde é possível buscar diferentes tipos de informações profissionais, acadêmicas e lazer”, enfatizou o bibliotecário da unidade de Colinas do Tocantins, Iomar Lima.

O evento tem como objetivo incentivar as práticas de leitura; desenvolver ações culturais a fim de divulgar os produtos e serviços das bibliotecas, promover campanhas de educação do usuário; bem como utilizar de maneira lúdica e inovadora o espaço da biblioteca.

Araguatins

Em Araguatins, a VI edição foi realizada no período de 29 a 31 de outubro com o projeto “Arte da Palavra”, desenvolvido em parceria com professores da área de Linguagem e História da unidade, ocasião em que foram apresentados textos de obras da literatura brasileira, músicas e violão, recitado versos, poemas de obras literárias trabalhadas em sala de aula, enfatizando a intertextualidade. A programação contou ainda com duas palestras, premiação para estudante “Leitor Nota 10”, gincana literária e a semana do perdão (abono de multas).

Porto Nacional

Em Porto Nacional, na V edição, realizada nos dias 23 e 24 de outubro, a programação contou com minicursos, exibição de filmes, troca-troca de livros, brindes para alunos das escolas visitantes, dia do perdão (isenção de multas em atraso na devolução de livros) premiação para os três primeiros eleitores mais efetivos da biblioteca.

Araguaína

Na biblioteca de Araguaína, a atividades aconteceram no dia 29 de outubro. A programação foi voltada para o incentivo à leitura e a disseminação da informação. A programação envolveu as bibliotecárias da unidade, as equipes de servidores da biblioteca, gerência de Ensino e gabinete. As ações tiveram foco em doações, confecção de brindes e oficinas. Os livros adquiridos na campanha foram etiquetados com a frase “Pegue, Leia e Repasse”, além de receberem embalagem de presente. O público interagiu com sorteio de brindes e trocas de livros.

Gurupi

A V Semana do Livro e da Biblioteca “José Alencar Gomes da Silva, da unidade de Gurupi, aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro. Durante toda semana, diversas atividades foram desenvolvidas como a 1ª Feira de troca de livros, roda de leitura, exposição de obras de autores da unidade, além da semana do perdão onde todos os usuários que tiveram livros com atraso na devolução poderão devolvê-lo com abatimento total da multa.

Paraíso do Tocantins

As atividades alusivas à Semana serão realizadas na biblioteca José de Moraes entre os dias 8 e 28 de novembro. O evento ocorrerá em paralelo as festividades do aniversário do campus. Na programação constam exposição de fotos da biblioteca desde a inauguração, concurso de poesia “Árvore da poesia”, contação de estórias e lançamento do projeto José Gomes.

Palmas

Na unidade de Palmas, a programação contará com o projeto intitulado "Feira de Cultura e Troca de Livros de Gibis", entre os dias 27 e 29 de novembro. O objetivo é propiciar o desenvolvimento da cultura leitora no IFTO e no grande público, divulgando livros e gibis e mobilizando-os pelo mecanismo da troca de livros, no contexto de atividades culturais e acadêmicas desenvolvidas por estudantes e professores do IFTO. O projeto é realizado em parceria entre a equipe da biblioteca, estudantes do ensino médio e do curso de Letras, com a coordenação do professor André Lira. Na programação destacam-se atividades de apresentação musical, exposição de obras, oficina criativa, roda de conversa com professores, mesa redonda e premiação do leitor da biblioteca.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é instituída pelo Decreto No 84.631 de 09 de abril de 1980, com início em 23 de outubro e término em 29 do mesmo mês, sendo a última data consagrada ao Dia Nacional do Livro, pela Lei 5.191 de 18 de dezembro de 1980.