Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO aprova três projetos em seleção da Setec para criação de laboratórios IFMaker

Notícias

IFTO aprova três projetos em seleção da Setec para criação de laboratórios IFMaker

Inovação

Unidades de Araguaína, Gurupi e Palmas serão contempladas
por Maiara Sobral publicado: 11/09/2020 16h28 última modificação: 11/09/2020 16h29

O laboratório maker consiste em um espaço compartilhado, no qual os estudantes podem colocar em prática ideias e criações inovadoras, partindo do zero. O intuito é oferecer equipamentos, como impressora 3d, computadores, kits de robótica, ferramentas para usinagem, e outros aparelhos para que o estudante possa estimular seu processo criativo.

Com o objetivo de fomentar a criação desses laboratórios na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) publicou uma chamada pública, cujo Resultado Final saiu nesta sexta-feira, 11, e conta com a aprovação de três unidades do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), são elas: Araguaína, Gurupi e Palmas.

Para a diretora de Inovação e Empreendedorismo, Héllen Luz, "a criação dos laboratórios makers vai permitir, além da disseminação da cultura maker na instituição e a adoção de  metodologias mais ativas no processo de ensino e aprendizagem, apoio à pesquisa inovadora, com oferta de ferramentas de prototipagem avançada aos pesquisadores de todas as unidades. Além dos benefícios no âmbito interno, a implantação desse tipo de ambiente favorece toda a comunidade no entorno, atendendo à sociedade civil e ao setor produtivo nas demandas por serviços tecnológicos".

O próximo passo agora é aguardar o recurso destinado pela Setec e iniciar a aquisição dos equipamentos. A previsão é que os laboratórios iniciem o funcionamento ainda em 2020. 

O IFTO oferta cursos gratuitos de pós-graduação, graduação, técnicos de nível médio e cursos de formação continuada.