Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO abre Encontro das Ciências Agrárias com participação de autoridades, professores e estudantes

Notícias

IFTO abre Encontro das Ciências Agrárias com participação de autoridades, professores e estudantes

Na Agrotins

Integração, networking e formação
por Eliane Vieira publicado: 13/05/2022 11h46 última modificação: 18/05/2022 15h35

O IFTO está no Agro! Com essas palavras o reitor do Instituto Federal do Tocantins, Antônio da Luz Junior, abriu na tarde desta quinta-feira (12) o Encontro das Ciências Agrárias do IFTO, que acontece durante a 22ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins - Agrotins 2022. O evento tem por objetivo promover a integração entre os estudantes, ampliar o networking com as empresas de agronegócios e complementar a formação acadêmica. O momento contou com a participação de estudantes dos diversos campi do IFTO, professores, coordenadores de cursos, diretores-gerais das unidades e autoridades, dentre elas o secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (Seagro), Jaime Café.

Na ocasião, o reitor do IFTO ressaltou a importância do Encontro, que segundo ele demonstra e destaca a presença da instituição no agro tocantinense. “É importante dar essa demonstração à sociedade, mas é especialmente importante mostrarmos para nós que fazemos parte do IFTO, que o IFTO está no agro. E isso está em toda a nossa instituição. A nossa expectativa, especialmente para você estudante, é que cada vez mais vocês sintam orgulho de fazer parte dessa instituição. Que vocês entendam a importância que foi ter escolhido o IFTO como caminho para formação profissional de vocês e especialmente na área do agronegócio”, ressaltou o Antonio da Luz, enfatizando que “o IFTO hoje é a maior instituição formadora de profissionais do agronegócio tocantinense”.

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Aquicultura destacou a parceria com o IFTO. “É um prazer enorme poder contar com o IFTO nesse projeto e em outros tantos que temos Tocantins à fora. O Tocantins vem crescendo muito no setor agropecuário e vocês (estudantes) estão buscando esse espaço, podendo ter uma formação que vai ajudar muito no desenvolvimento da nossa agricultura, da nossa pecuária. Num momento em que o mundo vive um horror de uma guerra e que se comercializa armas e se fala em bombas, nós estamos aqui buscando conhecimento para produzir alimentos e não há nada mais sagrado que isso”, ressaltou Jaime Café.

A mesa de abertura do evento contou ainda com a presença do pró-reitor de Extensão do IFTO, Milton Flores, da coordenadora do curso de Engenharia Agronômica da unidade Pedro Afonso (representando os coordenadores das ciências agrárias do IFTO), Aline da Silva Santos, e do estudante Franklin Amado (representando todos os estudantes presentes).

Perfil profissional

Logo após a abertura do evento foi realizada a mesa redonda Ciências Agrárias: perfil profissional e mercado de trabalho. A discussão foi mediada pelo diretor da unidade Lagoa da Confusão, Jardel Barbosa dos Santos, com as contribuições do engenheiro agrônomo/consultor de Desenvolvimento de Produto da IHARA, Guilherme Senedese Pereira Ribeiro, do gerente comercial da Uniggel Sementes, Thiago Pinheiro de Lima, e da professora da unidade Pedro Afonso, Juliana Azevedo Ruggiero Bueno.

Programação

A programação do Encontro das Ciências Agrárias do IFTO continua nesta sexta-feira (13), às 9h, com a palestra Gestão de resíduos na agricultura: embalagens vazias de agrotóxico. O momento será mediado por Juliano Milhomem Ribeiro, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec). Às 10h, acontece a mesa-redonda: Projetos e linhas de crédito rural do ponto de vista projetista, com a participação de representantes do Sicredi do Banco da Amazônia, com mediação do coordenador do curso de Agronomia da unidade de Araguatins, Edvar de Sousa da Silva.

Às 11h, será ministrada a palestra Manejo alimentar para bovinos confinados, pelo professor Rafael Pavesi, da unidade de Colinas do Tocantins. No período vespertino haverá visitação aos demais estandes da Agrotins, e o encerramento oficial do Encontro das Ciências Agrárias será às 17h30, com participação do reitor, pró-reitores e coordenadores de curso da área do IFTO.