Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO abre caminho ao conhecimento através do projeto “Museu virtual"

Notícias

IFTO abre caminho ao conhecimento através do projeto “Museu virtual"

A iniciativa amplia significativamente o alcance de difusão cultural dos museus

por publicado: 08/07/2021 13h03 última modificação: 08/07/2021 13h07

Em Gurupi, os estudantes e professores criaram um museu virtual. A iniciativa foi colocada em prática por meio do edital do projeto de extensão do IFTO em parceria com o Museu Histórico de Carolina - MA, local escolhido para a realização da virtualização nesta primeira etapa do projeto.

O Museu Virtual do IFTO utiliza recursos de multimídia e realidade virtual, para a virtualização de acervos de museus, por isso o conteúdo pode ser acessado facilmente pelo site do projeto www.iftomuseuvirtual.com.br onde é possível ter acesso a áudio, imagens 3D e jogo exploratório do museu.

A intenção do projeto segundo o coordenador professor Rodrigo Fortes é ampliar a catalogação para outras localidades. “Conforme consta no nosso site, temos interesse em virtualizar vários museus, esse ano estamos com a proposta do Museu Histórico e Cultural de Arraias, onde essa próxima etapa já foi submetida no edital”, ressaltou o professor.

Ainda segundo ele “A construção do modelo virtual do Museu Histórico de Carolina (MHC) foi realizada através de uma visita exploratória com levantamento arquitetônico e fotográfico. O Modelo tridimensional do prédio histórico foi construído utilizando os softwares Blender e Unreal Engine.”

Em parceria com o MHC a primeira etapa foi realizada através de um levantamento em 3D de imagens dos pontos turísticos e/ou patrimônios históricos e culturais da cidade de Carolina - MA, para que assim a população possa visitá-los virtualmente sem a necessidade de saírem das suas casas, respeitando as recomendações atuais de distanciamento social ocasionada pela pandemia de COVID - 19, além de não demandar de recursos financeiros para o conhecimento desses locais .

Fazem do projeto os professores do Campus Gurupi: Rodrigo Fortes (coordenador), Pablo Pinheiro; os estudantes: Wallace Costa, Maria Eduarda Cruz, Moni Kelly Soares, Ana Carolina Lentine e a professora do Instituto Federal de Rondônia, Áurea Dayse Cosmo da Silva.


Conheça mais sobre a cidade de Carolina

O professor Rodrigo Fortes nos explicou o porquê de escolherem Carolina para o início do projeto “Carolina foi o mais importante centro educacional e econômico do sul do Estado do Maranhão, com forte influência sobre grande parte do sul piauiense, Pará e norte de Goiás (atual Tocantins). Muitos movimentos históricos ocorreram em ambos os estados. Sendo essa exposição um oportunidade de visitação em casa, sem deslocamento" explica.

Segundo os membros do projeto, o próximo local será o Museu Histórico e Cultural de Arraias TO, que se estenderá para todos os museus do Tocantins.

 

Por Andryzia Nunes (estagiária) sob supervisão de Luícia Ferreira