Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO – Campus Gurupi oferta atendimento especializado para estudantes com necessidades específicas

Notícias

IFTO – Campus Gurupi oferta atendimento especializado para estudantes com necessidades específicas

O atendimento especializado é realizado diariamente em sala de aula

por publicado: 19/04/2022 14h07 última modificação: 19/04/2022 14h18

No Campus Gurupi do IFTO, os estudantes que possuem algum tipo de necessidade específica como: Deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), Altas Habilidades e/ou Superdotação, são acompanhados pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE).

O NAPNE é responsável por oferecer suporte às necessidades educacionais dos estudantes, favorecendo seu acesso ao conhecimento e desenvolvendo competências e habilidades próprias. Recentemente, os Napne’s do IFTO passaram por uma reestruturação passando a atuar como setores, no caso da unidade de Gurupi, o núcleo passou a dispor em sua equipe multiprofissional, os seguintes profissionais de serviço especializado: Marilucy Lemos - Especialista em Autismo; Norma Santos - Tradutora e Intérprete de Libras; Wyara Ferreira - Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Suelene Soares - Tradutora/Intérprete de Libras e Coordenadora do Núcleo.

A equipe multiprofissional trabalha diariamente acompanhando os estudantes nas aulas e também desenvolvem atividades em espaço próprio para oferta dos serviços. Norma Santos, Intérprete de Libras explica que este é um trabalho integrado: “Atuamos junto aos professores de cada disciplina, com esse trabalho direcionado para cada necessidade. Nossos estudantes são capazes de acompanhar as aulas, aprender e resolver problemas sempre respeitando as limitações de cada um”, destaca.

Um dos exemplos deste atendimento é o estudante do curso de Engenharia Civil, Israel Lopes, que é surdo e possui esse auxílio na unidade. É o que explica a coordenadora Suelene Soares: “O trabalho desenvolvido com o nosso estudante Israel vai além da sala de aula, e tem como resultado a evolução dele durante as aulas, não só dele, mas de todos os estudantes que acompanhamos, vê-los se tornando profissionais qualificados nos motiva e comprova ainda mais o quanto estamos no caminho certo.”

A coordenadora ressalta ainda que o IFTO Campus Gurupi possui políticas públicas que visam garantir o acesso dos estudantes a um ensino de qualidade e o NAPNE contribui ainda mais para esse processo, desenvolvendo ações de inclusão para a permanência e o êxito desse público específico. “As pessoas da comunidade que desejam fazer algum curso, e possuem alguma necessidade específica podem ingressar através do vestibular do IFTO, com a garantia de que durante o seu percurso escolar na unidade contarão com o auxílio do NAPNE para o desenvolvimento de suas habilidades e efetiva inclusão”, conclui.

Atualmente, o Napne realiza cerca de 17 atendimentos de estudantes com necessidades específicas, que vão desde deficiência física, auditiva, visual, a transtornos como autismo e TDAH, além do acompanhamento de estudantes que apresentam alguma condição específica temporária. Para conhecer mais sobre os serviços ofertados ou solicitar algum atendimento, visite o espaço físico do NAPNE no campus ou entre em contato pelo e-mail: napne.gurupi@ifto.edu.br.

 

Por: Andryzia Quixabeira (estagiária) e Luícia Ferreira (Relações Públicas)