Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Identidade IFTO promove interação entre áreas diferentes

Notícias

Identidade IFTO promove interação entre áreas diferentes

Interdisciplinariedade

10ª Jice, 6º IFestival, AfroIdentidade e Integra IFTO reúnem mais de 1000 participantes
por publicado: 22/11/2019 08h34 última modificação: 22/11/2019 08h52

Maiara Sobral, Mayana Matos e Greiciane Souza

O segundo dia do Identidade IFTO foi marcado por muita diversidade e interação. A agenda contou com atividades da 10ª Jice, 6º IFestival, AfroIdentidade e Integra IFTO, que reuniram mais de 1000 participantes. Entre eles estava Warnne Jorge, que trouxe o filho para visitar o evento, "trouxe meu filho para conhecer o IFTO, porque quero que ele faça o vestibular, o Instituto está de parabéns, o evento superou minhas expectativas, pensei que era uma feira pequena, mas não, é bem diversificada. É muito importante investir no Ensino, Pesquisa, Extensão".

O 6º Festival de Talentos Estudantis (IFestival) atraiu os estudantes de todas as unidades, inclusive da anfitriã, para Yanes Costa, "o IFestival está muito legal, com muita variedade de apresentações diferentes e que envolve todo mundo, não segrega ninguém, está muito divertido participar desse evento". 

                                                                              

Como parte da programação do Integra IFTO, foi realizada palestra: Currículo e Inovação: os desafios para uma educação integrada e integral, ministrada pelo professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Rodolfo Fiorucci, ele reforçou a importância do contexto no processo de ensino-aprendizagem. "O conhecimento, o conteúdo, a educação só existem quando fazem sentido, o aluno só aprende, a partir do que ele sabe", falou o professor durante a palestra. 

No Espaço de Inovação, dentro da 10ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jice), foi realizada a final do Hackathon, maratona de programação para hackers. Segundo Antônia Rodrigues, estudante de Dianópolis, a experiência está sendo incrível, essa foi sua primeira participação, ela e sua equipe vieram com o objetivo de desenvolver um site para auxiliar vestibulandos na escolha da instituição de ensino superior.  

Outra banca final realizada foi a do IFTO4Change, desafio voltado à criação de soluções inovadoras com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  Um dos projetos apresentados promove a divulgação da ciência para as meninas, Karoline Guimarães, estudante de Paraíso do Tocantins, "eu me sinto uma pessoa que vai incentivar crianças e adolescentes, espero que eles olhem para mim e para o projeto como uma forma de incentivo para entrar no ramo da Ciência".

"Precisamos trazer nossos estudantes para conhecer a sua identidade, para conhecer a sua afroidentidade, porque nós somos descendentes de africanos e muitos adolescentes, principalmente, não conhecem sua origem, não se aceitam como negro, por isso venho trabalhando a identidade negra por meio das tranças. Eu vejo a importância de realçar a afroidentidade por meio do cabelo", destaca Pabla Milhomem, servidora e Agente da Pastoral Negra (APN's), que ministrou a oficina de como fazer tranças, no AfroIdentidade. 

Segundo Juliana Castilho, professora de Palmas, a realização do Identidade IFTO é importante porque demonstra o que a instituição está produzindo, é uma forma de prestação de contas à sociedade. E para os estudantes é um momento de finalização dos projetos que eles realizam durante o ano todo, "é um ciclo de troca e esse é o momento de culminância desse ciclo, destaca a professora.

Para Jéssica Melo, estudante de Porto Nacional, a participação no Campeonato de Robótica abre um leque de oportunidades para o futuro, ela cursa Administração integrada ao Ensino Médio e ingressou nessa nova área de estudos, que é a Robótica, vinculada à Informática. A final do campeonato acontece na manhã dessa sexta-feira, 22.

Além dessa final, a premiação dos trabalhos e o encerramento do Identidade IFTO acontecerão na manhã do dia 22. Confira mais fotos na página oficial do IFTO no Facebook.