Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes participam de Congresso Latino-Americano de Química no Rio de Janeiro

CLAQ 2022)

Ao todo, foram 14 do Campus Paraíso do Tocantins, dois do Campus Palmas e dois do Campus Gurupi.
por Lúcia Gomes publicado: 21/11/2022 11h09 última modificação: 21/11/2022 11h13

Entre os dias 14 e 18 de novembro  ocorreu  o  35º Congresso Latino-Americano de Química (CLAQ 2022) e o 61º Congresso Brasileiro de Química (CBQ 2022). Os encontros aconteceram no Hotel Windsor Florida, na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e contaram com a participação de estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Ao todo, a caravana do IFTO que foi ao evento foi formada por 14 estudantes do Campus Paraíso do Tocantins, dois do Campus Palmas e dois do Campus Gurupi. Eles apresentaram trabalhos e resultados de pesquisas durante os dois eventos que aconteceram simultaneamente. O grupo foi coordenado pelo professor Sergio Viroli, do Campus Paraíso do Tocantins.

"Apresentar um trabalho em congressos tão importantes como esses é de suma importancia para minha carreira e e muda a nossa visão de conhecimento sobre a química", revelou o estudante Wellenilson Saraiva, do 7º período de Licenciatura em Química da unidade de Paraíso do Tocantins .

Para o acadêmico do 6º período do Curso de Licenciatura em Química também da unidade de Paraíso do Tocantins, Nelson Pereira Carvalho, a participação possibilitou troca de experiências com outros pesquisadores de diferentes parte do país e que isso deu a ele ainda mais vontade de desenvolver novos trabalhos no IFTO Campus Paraíso.

Graças à  interdisciplinaridade, apesar de se tratarem de congressos relacionados à área de Química, além da licenciatura em Química, apresentaram trabalhos nos eventos estudantes de Administração, Tecnologia de Alimentos e Sistema de informação. Como é o caso de Maycon Porto Dos Santos, acadêmico do Curso de Sistemas de informação. "Houve a junção dos nosso dois cursos e assim pudemos trazer trabalhos ainda melhores para serem apresentados. Me senti importante e muito orgulhoso de estudar numa instituição que incentiva cada vez mais  realizarmos novos estudos e pesquisas", explicou o estudante.

Ambos os congressos são organizados pela Associação Brasileira de Química (ABQ), que este ano comemora 100 anos de existência.