Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFTO têm até a próxima quarta, 12, para atualizar dados no SIGA-Edu

Notícias

Estudantes do IFTO têm até a próxima quarta, 12, para atualizar dados no SIGA-Edu

Assistência Estudantil

Atualização contribui no planejamento das ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19
por Maiara Sobral publicado: 06/08/2020 10h22 última modificação: 10/08/2020 09h09

O prazo para os estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) atualizarem os dados no SIGA-Edu finaliza nesta quarta-feira, 12. Essa atualização contribui no planejamento das ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Com a retomada das aulas via Ensino Remoto, é muito importante que o aluno atualize suas informações, uma vez que por meio desses apontamentos, será possível identificar como a situação dele foi afetada neste cenário. É importante frisar que a atualização deve ser feita no portal do SIGA-Edu e não pelo aplicativo disponibilizado para celulares, esse último  serve para consulta de dados e notificações.

Diminuição de renda, dificuldade de acesso à Internet, falta de equipamentos, esses são alguns dos pontos que podem ser visualizados por meio da atualização. Com a coleta desses dados, o IFTO tem como executar ações específicas para minimizar essas dificuldades.

“Desde o início da pandemia temos buscado nos reinventar e buscar alternativas aos desafios que nos foram apresentados. O IFTO tem estado do lado da comunidade, apoiando de diversas formas, mesmo com suas restrições legais e orçamentárias. Os servidores estão engajados no desenvolvimento das atividades e tenho convicção de que a cada dia estamos aprendendo, nos adequando e melhorando as nossas práticas de acordo com as demandas do contexto atual. Contamos com a compreensão e envolvimento de toda comunidade para atendermos às necessidades da sociedade e para que os desafios não nos faça parar mas, evoluir como instituição e seres humanos”, destaca o reitor do IFTO, Antonio da Luz.

Durante o período de aulas remotas foi levantado que 1.239 estudantes não tiveram nenhum acesso aos ambientes virtuais de aprendizagem. Desta forma, esse número indica uma possível falta de equipamentos. Sendo assim, entre as ações em andamento, está a doação de 300 computadores e o empréstimo de um número considerável de equipamentos. Para isso, a equipe de Tecnologia da Informação (TI) atuou na recuperação e ajuste de uma quantidade significativa de computadores. É importante lembrar os estudantes que já foram atendidos com o empréstimo de celulares institucionais no primeiro semestre, continuam com os aparelhos para auxílio nas aulas remotas.

Além disso, está em andamento a contratação direta de Internet, até que essa ação seja finalizada, o Auxílio Inclusão Digital será mantido aos estudantes com dificuldades nesse acesso. Vale destacar que o Auxílio-alimentação receberá uma complementação no valor de R$ 60,00, para os estudantes mais vulneráveis, conforme levantamento anterior das unidades. Essas ações têm como objetivo reduzir os efeitos das dificuldades financeiras enfrentadas por parcela considerável dos estudantes do IFTO neste cenário de pandemia da Covid-19.

Em caso de dúvidas ou orientações, o estudante pode entrar em contato pelo e-mail:

contatos-assistencia-estudantil.jpg