Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFTO em Gurupi são destaque na redação do ENEM

Notícias

Estudantes do IFTO em Gurupi são destaque na redação do ENEM

O estudantes da unidade estão há 5 anos consecutivos em 1º lugar entre todas as escolas públicas do Tocantins

publicado: 15/04/2021 15h41 última modificação: 15/04/2021 17h13

Estudantes que finalizaram o Ensino Médio em 2020 no Instituto Federal do Tocantins unidade de Gurupi ganharam destaque pela participação na edição do ENEM 2020. Mesmo diante de tantas dificuldades impostas pela pandemia conseguiram se superar tendo destaques em vestibulares e as altas notas na redação.  

Exemplo disso é a Maria Jullya Macedo, que conquistou 980 pontos na redação, nota bem acima da média  nacional. A estudante nos contou como foi sua experiência e os obstáculos que precisou superar para obter esse resultado. “Meu primeiro Enem foi o de 2019, no qual eu cursava o 2º ano, obtive 760 na redação, mas eu sabia que eu poderia ir melhor no ano seguinte. A primeira mudança foi pegar meus erros e reescrever as redações para me aperfeiçoar. Além disso, eu tentava ler obras literárias, textos de filosofia, reportagens e editoriais sempre analisando que eixos temáticos poderiam ser relacionados. Até um comentário que os professores realizavam nas aulas eram interessantes pra complementar meus argumentos”, explicou.

A estudante também destacou que o empenho de toda equipe da instituição foi fundamental “Desde pequena estudei em escolas públicas e tinha como objetivo futuro a aprovação em uma universidade pública, tive aprovação em 2 cursos da UFT e ainda estou aguardando o Sisu. O ano de 2020 foi um ano atípico, mas a equipe gestora se mostrou positiva diante das adversidades no ensino remoto, as aulas permaneceram com qualidade e eu sou extremamente grata por cada coisa que o IF me proporcionou. A Maria Jullya de 2021 tem muito orgulho da escolha feita pela Maria Jullya de 2018 ao escolher estudar no IFTO.” destacou ela.  A mãe da estudante, senhora Jullyanne Macedo,  também agradeceu à instituição “Ao IFTO Campus Gurupi, meu muito obrigada a toda equipe , profissionais qualificados e significativos na vida dos educandos, sucesso”.

O diretor da unidade Marcelo Terra que acompanha estas conquistas de perto também falou sobre as aprovações e parabenizou os alunos. “É com muita alegria que parabenizo os estudantes do Campus Gurupi pelo excelente desempenho no ENEM, admito que não é surpresa pois é  o resultado do ótimo desempenho de trabalho desenvolvido pelo corpo docente já comprovado em outras edições associada à capacidade de empenho destes extraordinários estudantes, parabéns a todos”, concluiu Marcelo.

Os professores, que são parte fundamental para a conquista desses alunos, também se manifestaram, elogiando e ressaltando a importância de toda equipe, assim como fez a professora Mônica Lopes. “ O resultado positivo da nossa unidade na prova do ENEM se deve e muito ao trabalho de todos os professores que colaboraram na formação destes alunos que hoje tem esse resultado tão maravilhoso . Não só ao professor do ensino médio, mas também ao professor do ensino fundamental e das séries iniciais . Todos nós participamos da vida e da construção desse cidadão , parabéns especialmente aos alunos porque tiveram que superar  as dificuldades de um ano tomado pela pandemia e de um ano de ensino remoto. Boa sorte  porque a vida que se abre com as oportunidades a partir desse resultado tão positivo no ENEM ela é grande e ilimitada”  enfatizou a professora.

 Confira os estudantes destaques na redação do ENEM 2020 no Campus Gurupi:

Agronegócio:

Maria Jullya Macedo Santos / Nota Redação: 980 

 Abraão Santiago Moreira / Nota Redação: 940

 Luiza Borges Aguiar Coelho / Nota Redação:900

 Karina Ferreira da Silva / Nota Redação: 860

 Heloisa Vitória Rodrigues Oliveira / Nota Redação: 800

 Edificações:

Geovana Beatriz Galvão Morais / Nota Redação: 920

 Jacqueline Marques Reis / Nota Redação: 920  

Maria Eduarda Sousa Abreu / Nota Redação: 840

Marcela  Alves  Mariz  / Nota Redação: 840

 Wesley Nunes Oliveira / Nota Redação: 840  

 Administração:

 Felipe Cortez Moreira Brito / Nota Redação:   880

 

Por: Andryzia Quixabeira (estagiária) sob supervisão de Luícia Ferreira (Relações Públicas)