Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Paraíso passam para terceira fase da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Notícias

Estudantes do Campus Paraíso passam para terceira fase da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

ONHB

As fases dessa edição seguem até 12 de junho
por Lúcia Gomes publicado: 17/05/2021 16h33 última modificação: 17/05/2021 18h54

O Campus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) está na terceira fase da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A equipe Tríade Leopoldina formada pelos estudantes Anna Gabriela Ribeiro dos Santos Silva, Gabriel Caldeira da Silva David e Haylane Costa de Almeida e coordenada pelo professor Fabrício Barroso está entre as  5,9 mil equipes que se classificaram para esta fase, desse total 44 são do estado do Tocantins.

A competição, realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), começou dia 3 de maio com a participação de 9.398 equipes de todos os estados brasileiros. ONHB é aberta para professores e alunos dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares de todo país. Além da Tríade Leopoldina,  a unidade de Paraíso do Tocantins do IFTO contou com a participação de outra equipe, a Ladies in History, que não conseguiu pontuação para avançar na ONHB.

Ao todo, a competição possui seis fases on-line, além da final. Essa última é tradicionalmente presencial, realizada na Unicamp, mas esse ano também será on-line devido à pandemia. Durante as etapas os participantes respondem a questionários com perguntas de múltipla escolha e realização de tarefas, as quais podem ser resolvidas pelos com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas.

Segundo a organização do evento, as fases da 13ª edição seguem até 12 de junho. 

Sobre a Olimpíada de História

Para participar, os interessados devem formar equipes compostas por um professor de História e três alunos. Cada fase tem duração de uma semana cada. ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp e é considerada com uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp, com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos.