Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Paraíso passam para terceira fase da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

ONHB

As fases dessa edição seguem até 12 de junho
por Lúcia Gomes publicado: 17/05/2021 16h33 última modificação: 17/05/2021 18h54

O Campus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) está na terceira fase da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A equipe Tríade Leopoldina formada pelos estudantes Anna Gabriela Ribeiro dos Santos Silva, Gabriel Caldeira da Silva David e Haylane Costa de Almeida e coordenada pelo professor Fabrício Barroso está entre as  5,9 mil equipes que se classificaram para esta fase, desse total 44 são do estado do Tocantins.

A competição, realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), começou dia 3 de maio com a participação de 9.398 equipes de todos os estados brasileiros. ONHB é aberta para professores e alunos dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares de todo país. Além da Tríade Leopoldina,  a unidade de Paraíso do Tocantins do IFTO contou com a participação de outra equipe, a Ladies in History, que não conseguiu pontuação para avançar na ONHB.

Ao todo, a competição possui seis fases on-line, além da final. Essa última é tradicionalmente presencial, realizada na Unicamp, mas esse ano também será on-line devido à pandemia. Durante as etapas os participantes respondem a questionários com perguntas de múltipla escolha e realização de tarefas, as quais podem ser resolvidas pelos com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas.

Segundo a organização do evento, as fases da 13ª edição seguem até 12 de junho.

Sobre a Olimpíada de História

Para participar, os interessados devem formar equipes compostas por um professor de História e três alunos. Cada fase tem duração de uma semana cada. ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp e é considerada com uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp, com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos.