Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes desenvolvem Plano de Desenvolvimento Turístico para Porto Nacional: documento foi entregue ao prefeito

Notícias

Estudantes desenvolvem Plano de Desenvolvimento Turístico para Porto Nacional: documento foi entregue ao prefeito

Gestão do Turismo

Mapa estratégico de ações futuras
por Eliane Vieira publicado: 21/02/2019 16h34 última modificação: 21/02/2019 17h05

Na última semana os estudantes do último período do curso de Tecnologia em Gestão do Turismo da unidade Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), apresentaram o Plano de Desenvolvimento Turístico (PDT) desenvolvido pela turma para o município de Porto Nacional. O PDT foi apresentado durante a III Semana do Turismo do Campus Palmas.

Estiveram presentes ao momento o prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, o presidente da Agetur, Tom Lira, o coordenador de Cultura e Tursimo de Porto Nacional, Arnaldo Bahia e a professora da UFT, Rosane Balsan.  Na ocasião os estudantes apresentaram o PDT e o gestor do projeto, o acadêmico Mayk de Souza Santos, ressaltou o trabalho realizado pela turma. Conforme o estudante foram diversas visitas, entrevistas e pesquisas para desenvolver o Plano de Desenvolvimento Turístico. “Agora passamos a responsabilidade para gestão de colocar em prática o que desenvolvemos”, frisou ele.

O prefeito Joaquim Maia recebeu o PDT das mãos do diretor geral do Campus Palmas, Wendell Eduardo Moura Costa, que destacou a importância do momento e o orgulho da unidade com o trabalho desenvolvido pelos estudantes.

Ao agradecer a turma pelo trabalho, o prefeito Joaquim Maia destacou o desafio que fica para a gestão do município e toda comunidade. “Esse plano é extremamente significativo e pretendemos seguir todas as etapas, pois acreditamos que pode nos ajudar a pensar nossa cidade em todos os seus aspectos turísticos e a viabilizar a definitiva inclusão de Porto Nacional no cenário estadual do turismo”, ressaltou o prefeito.

O presidente da Agetur, Tom Lira, enfatizou a satisfação com o trabalho realizado pelos estudantes e destacou que o Tocantins precisa de trabalhos como estes, que formatizam de forma adequada e fundamentada o planejamento turístico do estado. “O Tocantins caminha para uma nova fase no que tange ao turismo e trabalhos como estes podem ajudar muito”, friso Lira, que convidou os estudantes para visitarem a Agetur futuramente.

Planejamento turístico

A atividade, prevista no plano de ensino da disciplina de Planejamento Turístico ministrada pela professora Veruska Dutra, foi iniciada em agosto de 2018. Segundo a professora o trabalho reflete o esforço e dedicação dos estudantes. “Não foi fácil e podemos ver o amadurecimento com o desenvolvimento do trabalho. Superou as expectativas e foi extremamente positivo para os estudantes e para o município que recebe o trabalho”, ressaltou ela.

PDT

O Plano de Desenvolvimento Turístico (PDT) faz parte das diretrizes do Plano Nacional de Turismo, do Ministério do Turismo, e é um dos requisitos obrigatórios em chamadas públicas, com recursos para o desenvolvimento de projetos na área do turismo. Para desenvolver o PDT os estudantes do curso de Tecnologia em Gestão do Turismo realizaram pesquisa junto a comunidade, analise dos atrativos turísticos e Mapa estratégico de ações futuras para o município para um período de quatro anos, conforme diretrizes do Plano Nacional de Turismo.