Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Está aberto prazo para levantamento de necessidades de capacitação

Notícias

Está aberto prazo para levantamento de necessidades de capacitação

PDP 2023

Informações devem estar consolidadas no Sipec até 30 de agosto
por Thâmara Filgueiras publicado: 09/08/2022 10h27 última modificação: 11/08/2022 14h59

Foi dado início à elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2023. O documento tem como objetivo estruturar ações de capacitação e qualificação a fim de promover o aprimoramento dos servidores e, consequentemente, a melhoria dos serviços prestados pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Para realizar o levantamento, servidores efetivos de todas as unidades do IFTO que tenham necessidade de adquirir ou aprimorar capacidades profissionais devem procurar o responsável técnico pela elaboração do PDP no setor de Gestão de Pessoas da sua unidade e fornecer as informações referentes à demanda de capacitação.

Entre as necessidades de capacitação estão incluídos os cursos de curta duração que visam o usufruto da Licença para Capacitação, e os de educação formal, como cursos de pós-graduação lato e stricto sensu. O período para cadastro das demandas já está aberto e as unidades terão até o dia 30 deste mês para incluir as informações no portal do Sipec, o Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal.

O que é o PDP?

O Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) é um dos instrumentos norteadores da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), que visa preencher as lacunas de competências identificadas para atingir o objetivo estratégico da instituição. A elaboração desse documento observa o que está definido no Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019, e na Instrução Normativa nº 21, de 1º de fevereiro de 2021.

O documento é elaborado pela Coordenação de Capacitação e Aperfeiçoamento de Pessoal (CCAP), ligada à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), em conjunto com os setores de Gestão de Pessoas das unidades do IFTO, que contam com a participação ativa de servidores no fornecimento das demandas de capacitação.