Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Egressos do IFTO conquistam mais de 900 pontos na redação do ENEM

Notícias

Egressos do IFTO conquistam mais de 900 pontos na redação do ENEM

Conquista

Resultado foi disponibilizado no dia 29 de março
por Kelinne Guimarães publicado: 31/03/2021 19h31 última modificação: 31/03/2021 19h33

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgou na segunda-feira, 29, as notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na unidade de Araguatins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), essa divulgação foi motivo de comemoração, diante dos bons resultados dos seus egressos.

Os egressos do curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio do IFTO, Hillary Lima da Silva e Getulio da Silva Almeida, conquistaram 960 pontos na redação do Enem, aproximando-se da nota máxima que é 1000 pontos. Hillary afirma que os professores de Língua Portuguesa da unidade de Araguatins contribuíram para o seu bom desempenho na redação; indicando obras literárias, incentivando à leitura, escrita adequada e boa argumentação. Ela conta, ainda, que a preparação para o Enem exigiu noites de estudo, assistindo a vídeos, fazendo cursos gratuitos e elaborando redações. Com a nota do Enem, Hillary pretende ingressar no curso de Relações internacionais.

Getulio da Silva, também, destaca a importância do IFTO para o seu desempenho na prova do Enem. Para ele, a metodologia utilizada pelos professores foi decisiva para o seu resultado. “Serei eternamente grato ao IFTO, pelos ensinamentos que me proporcionou durante esses anos”, frisou Getulio. Ele acrescenta que alguns artifícios o auxiliaram muito, como: ler redações notas 1000 dos anos anteriores, escrever redações de diferentes temas, semanalmente e corrigi-las. Além de Hillary e Getulio, outros egressos tiveram notas entre 800 e 920.

Para o diretor-geral da unidade de Araguatins, Josafá Carvalho Aguiar, o desempenho dos estudantes no Enem é resultado do esforço pessoal de cada um deles, aliado ao processo de ensino e aprendizagem oferecido pelo IFTO, que conta com um corpo docente qualificado, constituído de mestres e doutores. O diretor explica que o IFTO oportuniza ao seu estudante ingresso imediato no mercado de trabalho em decorrência da sua formação técnica ou ingresso no ensino superior, sendo os resultados dos estudantes da instituição no Enem 2021 prova disso.

É válido lembrar que desde março de 2020 os estudantes do IFTO tiveram que se adaptar ao ensino remoto, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, que inviabilizou a realização das aulas presenciais. Diante dessa realidade, o diretor de ensino da unidade de Araguatins, Claudio Galvão, defende que o IFTO teve que atuar em várias frentes para que fosse assegurada a oferta e os princípios da garantia de padrão de qualidade (Art 3º da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional- LDB ). “Todas estas dificuldades exigiram adaptação de todos os servidores e dos estudantes, pois no ensino remoto os estudantes têm mais protagonismo, exigindo destes mais dedicação e responsabilidade. Percebemos com resultados como esses do Enem que as dificuldades vivenciadas pela nossa instituição foram sendo superadas e foi possível proporcionar o desenvolvimento dos nossos educandos”, pontuou Claudio Galvão.