Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Egressos da unidade Porto Nacional são nomeados em concurso público

Notícias

Egressos da unidade Porto Nacional são nomeados em concurso público

Aprovações

Ex-estudantes foram aprovados em concurso da Prefeitura Municipal
por Greiciane Souza publicado: 16/12/2020 07h55 última modificação: 18/12/2020 09h41
Exibir carrossel de imagens Wanderson, o terceiro da direita para esquerda, com os colegas do curso

Wanderson, o terceiro da direita para esquerda, com os colegas do curso

Concluir um curso e conseguir uma colocação no mercado de trabalho é o objetivo de muitos estudantes. Para três egressos da unidade Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) essa conquista chegou com a aprovação no concurso público da Prefeitura da cidade, realizado em 2019, e foi efetivada com a nomeação publicada no último dia 27 de novembro.

“A recente convocação dos aprovados no concurso da Prefeitura de Porto Nacional nos deixa muito honrados e felizes. Vemos que estamos no caminho certo e nossa educação de qualidade está gerando frutos, já que vários alunos estão sendo aprovados em concurso públicos e também conseguindo vagas de emprego no setor privado e estágio no mercado de trabalho”, avaliou o diretor-geral da unidade, Edilson Leite.

A egressa de Licenciatura em Computação, Nelsonita Batista, foi nomeada como professora. Os egressos do curso Tecnologia em Logística, Wanderson Novais e Luana Karla Aguiar, assumirão os cargos de técnico em logística e assistente administrativo, respectivamente.


Uma escolha às cegas que deu certo

Wanderson Novais não sabia o que era o curso Tecnologia em Logística quando usou sua nota do Enem para ingressar nele em 2017. No entanto, já no primeiro ano da graduação ele se apaixonou pela área. O jovem conta que a experiência com a produção científica e a participação em eventos acadêmicos foram decisivos para isso. “Participei do Simpósio de Logística [evento realizado anualmente pela Coordenação do Curso], fiz um artigo sobre os impactos da interdição da ponte e ganhei o prêmio de mérito científico. A partir daí tive uma motivação tão grande que eu falei: isso aí que eu quero atua”, recordou Wanderson.

O egresso também enfatiza o incentivo e a importância dos docentes em sua formação, afirmando que “os professores me motivaram tanto, tiveram um papel muito importante na minha educação, junto com meus colegas de aula”.

A aprovação no cargo de técnico em logística no concurso do município, segundo Wanderson, é apenas o início. Nos planos para seu futuro profissional, a logística segue com destaque, assim como o Instituto. “Estudar no IFTO, sinceramente, foi a decisão que mais impactou positivamente na minha vida, tanto é que eu não me via concursado assim, aos 21 anos, na área de Logística. E eu não pretendo parar por aí não. Pretendo fazer uma pós-graduação e um dia poder dar aula no Instituto, atuando nessa área da logística, porque eu realmente me apaixonei por ela”, declarou.

Segunda graduação proveitosa

Mesmo com o diploma de graduação em Pedagogia, Nelsonita Batista achou necessário continuar os estudos e acreditou no IFTO quando a instituição ainda era novidade em Porto Nacional. No novo campus, ela viu a oportunidade de fazer um curso presencial e, em 2011 foi aprovada para Licenciatura em Computação.

“Tive o privilégio de ter professores maravilhosos que contribuíram muito com a minha formação acadêmica, aprendi muito com eles e levarei para a vida tudo o que foi ensinado ali. Conheci pessoas maravilhosas, colegas de sala que hoje são meus amigos. Profissionalmente, o curso abriu novas possibilidades de ingresso no mercado de trabalho”, declarou Nelsonita, que foi nomeada para o cargo de professora no concurso da Prefeitura Municipal.

Além das lembranças positivas deixadas pela experiência, para ela também ficou o desejo de retornar à instituição. O próximo objetivo de Nelsonita é o mestrado ofertado pelo Instituto.

Próxima etapa do concurso

De acordo com os nomeados, eles estão agora na fase de realização de exames e preparação de documentos necessários para a posse coletiva marcada para o próximo dia 29 de dezembro.

A unidade Porto Nacional parabeniza os egressos e deseja sucesso em suas carreiras profissionais.