Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Divulgada pré-seleção para intercâmbio no Canadá

Notícias

Divulgada pré-seleção para intercâmbio no Canadá

Bolsa de estudo

Estudantes devem se inscrever até 28 de fevereiro
por Mayana Matos publicado: 20/02/2019 11h00 última modificação: 20/02/2019 11h43
Via Web

Via Web

Estão abertas as inscrições para a pré-seleção de estudantes para obtenção de bolsas de intercâmbio através do Programa Líderes Emergentes nas Américas - ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program). Em função do Acordo de Cooperação Acadêmica firmado com o College of the Rockies no Canadá, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) foi convidado a indicar um estudante de graduação para o processo seletivo que oferece bolsas de estudo financiadas pelo Governo Canadense. 

As inscrições serão realizadas até 28 de fevereiro de 2019, por meio do envio dos documentos digitalizados em PDF para o endereço eletrônico: assint@ifto.edu.br. O “assunto” do e-mail deverá estar no seguinte formato: NOME_SOBRENOME_ELAP_IFTO. A falta de algum dos documentos solicitados acarretará a eliminação do candidato. O período de estudos para bolsas de graduação é de 4 meses – de setembro a dezembro de 2019 ou de janeiro a abril de 2020.

Quem pode participar? 

O estudante deverá ser maior de 18 anos; estar regularmente matriculado em algum curso superior do IFTO; ter concluído no mínimo dois semestres consecutivos do curso, sem notas incompletas; ter ainda pelo menos um semestre acadêmico a ser cursado no IFTO, quando do retorno do seu programa de mobilidade no Canadá; apresentar perfil de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, com um Índice de Aproveitamento Acadêmico igual ou superior a 7 (item eliminatório); apresentar nota de teste de proficiência em inglês, com nota mínima de 520 pontos no teste TOEFL ITP, ou 80 pontos no TOEFL IBT ou ainda 6,0 no IELTS (item eliminatório) e não ter recebido bolsa para este programa nas seleções anteriores.

Seleção

O processo seletivo será feito em uma única etapa. Os candidatos serão avaliados segundo os seguintes critérios: Análise da documentação;  Análise do Histórico;  Análise da Carta de Intenções; Análise do Currículo e respectivos documentos comprobatórios; Pontuação do teste de proficiência. O resultado definitivo está previsto para ser divulgado em 6 de março. A aprovação no processo de pré-seleção cria apenas a expectativa de direito, mas não dá garantias de aprovação pelo ELAP, visto que cabe à instituição canadense a decisão de submeter ou não o candidato ao programa. 

Mais detalhes sobre prazos, documentação necessária, anexos e demais procedimentos estão disponíveis no edital publicado no Portal do IFTO