Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consup aprova Regulamento da Curricularização da Extensão

Notícias

Consup aprova Regulamento da Curricularização da Extensão

1ª ordinária do ano

Outros pontos referentes à Fapto também foram aprovados
por Mayana Matos publicado: 04/02/2021 14h50 última modificação: 04/02/2021 14h59

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 4, a primeira reunião ordinária do ano do Conselho Superior do Instituto Federal do Tocantins (Consup/IFTO). A reunião foi realizada virtualmente e transmitida, ao vivo, pelo canal do IFTO no Youtube. 

Antes de iniciar a reunião, Nayara Pajeú, que presidiu o Conselho em substituição ao reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior, solicitou um minuto de silêncio em razão do falecimento do ex-conselheiro, representante do Sintras - TO no Consup, Getúlio de Sousa Araújo.  

Getúlio faleceu na última segunda-feira, 1º de fevereiro, vítima de parada cardiorrespiratória. Foi presidente e secretário de Formação Profissional e Sindical do  Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Tocantins (Sintras-TO).

Durante a reunião, os conselheiros aprovaram o Regulamento da Curricularização da Extensão nos cursos de graduação presenciais e a distância do IFTO. A medida inclui na carga horária dos cursos pelo menos 10% das atividades como atividades de extensão. 

A representante da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO), Fernanda Fernandes, esteve presente para esclarecer os pontos de pauta referentes à Fundação. Os membros do Consup deliberação pela aprovação da execução do projeto "Oferta de cursos de idiomas para condutores e guias de turismo", ofertado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) em parceria com FAPTO. 

Também foi aprovado o projeto "Alimentação Saudável: Aprender a fazer e fazer para aprender", resultado de parceria da Proex e Fapto. E, aprovaram ainda, a execução do projeto de criação do Centro de Referência em Educação a Distância (Cread), resultado de parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e FAPTO. 

O que é o Consup? 

O Consup tem caráter consultivo e deliberativo, na qualidade de órgão superior da Administração do IFTO, responsável pelas decisões referentes à execução da política geral. O Consup é composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação (MEC) e do Colégio de Dirigentes (Codir) do IFTO.

Como posso participar das decisões?

Você pode entrar em contato com o representante do seu segmento e enviar seus questionamentos, sugestões e contribuições através do contato de cada conselheiro, titular e suplente, acessível aqui no Portal do IFTO

O Conselho Superior é o órgão máximo do IFTO e observa, na sua composição, o princípio da gestão democrática. É muito importante a sua participação para que a tomada de decisões do Consup seja cada vez mais transparente, justa e em benefício da coletividade. Vale ressaltar que os  representantes do Conselho Superior são escolhidos através do voto da comunidade, por meio de processo eleitoral. 

Mais detalhes sobre o que é e como funciona o Consup estão disponíveis na página do Conselho no Portal do IFTO ou por meio do contato: conselhosuperior@ifto.edu.br