Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consup aprova planos de trabalho para futuro retorno gradual das atividades presenciais

Notícias

Consup aprova planos de trabalho para futuro retorno gradual das atividades presenciais

Âmbito do IFTO

Documentos foram elaborados por integrantes do Comitê de Risco
por Mayana Matos publicado: 01/11/2021 17h48 última modificação: 01/11/2021 20h10

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 29, a quinta reunião extraordinária deste ano, por videoconferência, do Conselho Superior do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). 

Na ocasião, foram explanados e aprovados os trabalhos realizados por equipes que compõem o Comitê de Risco. Os planos de trabalhos se referem às medidas que serão adotadas, no âmbito do IFTO, necessárias para o retorno gradual das atividades presenciais administrativas e de ensino. 

São dois documentos. Um se refere às dimensões científico-orientativa, epidemiológica e de acolhimento à comunidade, no qual foram adotados três parâmetros para nortear a decisão do momento oportuno para início do retorno gradual: (1) imunização por meio da vacinação; (2) situação epidemiológica local e (3) análise de excepcionalidades pelo Comitê de Risco. 

Entre as medidas protetivas gerais, são consideradas a vacinação; protocolos de biossegurança; adequação dos espaços físicos; cuidados com as pessoas em situação de risco para a Covid-19; monitoramento; conduta para abordagem de casos suspeitos confirmados ou contatos de Covid-19; reponsabilidades; comunicação e capacitação; acolhimento. O documento detalha ainda sobre o planejamento para cada fase de retorno. 

O outro documento se refere ao material informativo e de capacitação de boas práticas para o retorno das atividades. São orientações sobre o uso de máscaras, distanciamento, manter janelas e portas abertas, limitações do número de pessoas, protocolos sobre alimentação, uso dos banheiros, higienização, uso dos espaços de laboratórios, de estudo e trabalho, retorno para casa, entre outras ações. 

O plano de informação, ensino e treinamento do IFTO sobre os protocolos de retorno às atividades presenciais em tempos de pandemia do coronavírus propõe uma individualização de ações de “comunicação” em ambientes diversos da instituição com ênfase nos protocolos a serem seguidos antes, durante e posterior a sua atividade laboral ou estudantil.

Vale ressaltar que os servidores e estudantes permanecerão em atividades remotas até que seja alcançada a fase de 70% de imunização da população, momento em que iniciará a etapa I do retorno gradual das atividades presenciais, detalhada no documento referente. 

Os documentos constituem-se diretrizes referenciais e serão encaminhados às unidades para que, junto à comunidade, elaborem o seu planejamento tomando como base o seu contexto e necessidades locais. 

A reunião do Consup foi gravada e está disponível no canal oficial do IFTO no Youtube. Os detalhes da pauta da reunião constam na Convocação Nº 9/2021/CONSUP/IFTO.