Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitê de Ética em Pesquisa do IFTO recebe qualificação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa

Notícias

Comitê de Ética em Pesquisa do IFTO recebe qualificação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa

Reconhecimento

Ação faz parte de projeto nacional, que capacitará mais de 830 comitês em todo Brasil
por Maiara Sobral publicado: 23/10/2019 17h13 última modificação: 24/10/2019 11h58

O Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal do Tocantins (CEP/IFTO) teve o trabalho reconhecido durante visita técnica das consultoras Ludmila Marengo e Simone Senna, da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). 

Na ocasião, elas destacaram que os índices do CEP/IFTO são muito bons, sendo que de setembro de 2018 a setembro de 2019, a taxa de atendimento dentro dos prazos estabelecidos foi de 99%, maior registrado no Brasil, até o momento.

A visita faz parte do Projeto de Qualificação de Comitês de Ética em Pesquisa (Q-CEP), que visa fortalecer o sistema CEP/Conep, reduzir as assimetrias entre os comitês e aperfeiçoar as análises éticas, garantindo assim a proteção do participante. Durante esse projeto, serão visitados mais de 830 comitês em todo o país. 

Segundo a coordenadora do CEP/IFTO, Candice Novaes, esse momento é muito importante para fortalecimento do comitê, pois o colegiado recebeu as devolutivas das ações realizadas, atualizações para harmonização das práticas. "Com o Projeto de Qualificação de Comitês de Ética em Pesquisa, os comitês visitados terão orientações, que possibilitarão uma prática harmonizada, obedecendo as especificidades de cada região", ressalta Candice.   

Renovação do Registro

Vale destacar ainda que em agosto desse ano, o Registro do CEP/IFTO foi renovado para mais três anos de atuação, por meio da Carta nº 295/2019, encaminhada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).