Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Paraíso do Tocantins promove capacitação com técnico da Seleção Brasileira de Futsal

Notícias

Campus Paraíso do Tocantins promove capacitação com técnico da Seleção Brasileira de Futsal

ACADEMIA & FUTSAL

Essa foi a primeira vez de Marquinhos Xavier no Tocantins.
por Lúcia Gomes publicado: 06/12/2021 14h17 última modificação: 07/12/2021 19h55

O Campus de Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) promoveu entre os dias 2 e 3 de dezembro capacitação do projeto Academia & Futsal. O curso foi ministrado a professores de Educação Física da Rede Pública de ensino pelo professor Marquinhos Xavier, técnico da Seleção Brasileira de Futsal, .

A abertura do evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Paraíso do Tocantins e contou com a presença do diretor-geral do Campus Paraíso, Flávio Eliziario de Souza, da pró-reitora de Assuntos Estudantis do IFTO, Marilene Dantas, do Prefeito da cidade, Celso Morais, do Secretário Municipal de Educação e Juventude, Deley Oliveira, do coordenador do projeto, professor Gilvânio Alves, do assessor da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT) do Ministério da Cidadania, Luis Verdini, e outras autoridades.

"Nosso objetivo é fazer com que investimentos em esporte e educação cheguem em todos os cantos do Brasil. Essa capacitação é super importante, vários profissionais de educação física da região participam e vão levar o futsal para as escolas, além de atuarem nas escolinhas de seus municípios", destacou Verdini. A SNFDT é órgão o responsável pelo desenvolvimento do Academia & Futsal em todo o país.

O diretor-geral do Campus Paraíso, Flávio Eliziário, disse que é uma honra para o IFTO ser o canal desse projeto no Tocantins. Ele ressaltou que os esforços são para que os profissionais capacitados repliquem o conhecimento adquirido e que o Futsal seja uma ferramenta de transformação social para as crianças que serão impactadas . Sobre isso, o coordenador do projeto no Estado, o professor do IFTO Gilvânio Alves, reforçou  que o intuito principal não é a formação de atletas em si, mas a formação de cidadãos. "Podemos mudar a vida de muitas crianças", completou.

Durante os dois de evento, 80 participantes, de 21 municípios tocantinenses e também do Sul do Pará, tiveram atividades teóricas, nas quais Marquinhos  Xavier falou sobre fundamentos e conceitos da modalidade, noções sobre sistemas táticos, elaboração de matrizes de treinamento e compartilhou um pouco sobre o case de preparação da seleção.

Além disso, houve atividades práticas no Ginásio de Esportes da unidade, onde o técnico demonstrou algumas de suas técnicas de treinamento. Na oportunidade, os professores puderam tirar dúvidas sobre desenvolvimento tático, simulações de atividades de treino e ainda desenvolveram jogos de movimentação com e sem bola.

Essa foi a primeira vez que um técnico da Seleção Brasileira de Futsal esteve no Tocantins e Marquinhos Xavier, que também é professor de Educação Física, se mostrou bastante feliz por estar no Estado. Esse foi seu primeiro evento presencial, desde o início da pandemia. Para ele, cultura, esporte e lazer são componentes essenciais para a formação de qualquer cidadão e a transformação começa nas pequenas ações. Por isso destacou que o profissional de Educação Física precisa estar atento às histórias de vida de seus alunos e entender como eles aprendem, para que o conhecimento transmitido seja realmente apreendido por eles.

O professor Francisco Leone, da cidade de Paraíso, elogiou a iniciativa. "É de fundamental importância esse tipo de ação. Nós temos uma carência de capacitação nessa área, por isso trazer um profissional dessa magnitude em nível nacional, permite que a gente aprimore nosso trabalho" salientou.

Nanajhara Arbués, professora de Educação Física de 1º ao 5º ano da cidade de Miranorte - TO, foi outra que aprovou a organização do evento. Ela lembrou que os professores dessa área podem ser grandes motivadores de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. "Eu sinto que essa capacitação vai contribuir muito para minha atuação na minha realidade", revelou.     

Além do Tocantins, o evento contou com a participação de professores do Estado do Pará, como é o caso de Lourival Luz, da cidade de Conceição do Araguaia. De acordo com ele, esse é um momento importante não só para Paraíso, mas para a Região Norte como um todo, porque esse não é o tipo de coisa que acontece com frequência. Ele também ressaltou que grande parte do que foi passado no curso é possível ter aplicação prática na sua rotina de trabalho.  

Saiba mais

O projeto Academia & Futsal é desenvolvido pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT) do Ministério da Cidadania e é um desdobramento do programa Academia & Futebol. A iniciativa pretende, por meio de parceria com instituições de ensino superior de todo o país, proporcionar a prática de futebol, futsal e beach soccer a crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.

O programa também apoia a produção e difusão da produção científica, com aporte de recursos para pesquisas, produção de artigos e livros, participação dos pesquisadores em congressos e a realização de cursos e eventos.