Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Avançado Formoso Araguaia cede espaço para curso da Adesgu

Notícias

Campus Avançado Formoso Araguaia cede espaço para curso da Adesgu

Educação Inclusiva

O objetivo é formar profissionais em Libras
por Maiara Sobral publicado: 05/03/2018 07h45 última modificação: 06/03/2018 07h53
Exibir carrossel de imagens Curso de Libras no Campus Avançado Formoso do Araguaia

Curso de Libras no Campus Avançado Formoso do Araguaia

Campus Avançado Formoso do Araguaia, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), cederá espaços e equipamentos aos professores da Associação de Apoio aos Surdos de Gurupi (Adesgu), para a realização de cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O primeiro curso será iniciado na próxima terça-feira, 6 de março.

Com o objetivo de formar profissionais para atuarem com a comunidade surda, visto que a cidade de Formoso do Araguaia possui poucos profissionais habilitados nessa área. Além disso, existem dois estudantes matriculados no Campus Avançado Formoso do Araguaia, do IFTO, que aguardam a conclusão de contratação de um profissional intérprete de Libras, que virá de cidades próximas para atendê-los no processo de ensino e aprendizagem.

Segundo Fernando Cruz, membro do Conselho Administrativo da Adesgu, "a iniciativa visa oportunizar o aprendizado e a formação em Libras de surdos, alunos, professores, gerando assim uma integração, socialização e inclusão para os usuários da língua de sinais, neste caso, os surdos". Ele destaca ainda que quando a comunidade ouvinte adquire o conhecimento sobre a Libras e essa começa a interagir com a comunidade surda, os surdos também adquirem conhecimento e melhor qualidade de vida.

"O que me levou a fazer esse curso foia necessidade dos nossos alunos surdos e da nossa cidade que não tem profissional que possa se comunicar com eles. Assim como a importância desse curso para minha formação, como futura pedagoga", destaca Rosimeire Gontijo, que já matriculada no curso. Além disso, ela parabeniza o IFTO por fazer parte dessa parceria e contribuir na formação de cada aluno do curso.