Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campanha sensibiliza estudantes e servidores sobre valorização da vida

Notícias

Campanha sensibiliza estudantes e servidores sobre valorização da vida

Setembro Amarelo

Atividades ocorreram nos dias 11 e 24 de setembro
por Kelinne Guimarães publicado: 25/09/2019 15h16 última modificação: 25/09/2019 15h16

Nos dias 11 e 24 de setembro o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Araguatins, em parceria com a unidade Araguatins do IFTO, promoveu ações da campanha Setembro Amarelo, no auditório Pioneiros, para servidores, estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e superiores.

Nas duas datas foram realizadas dinâmicas, palestra e roda de conversa, por meio da qual o público presente teve oportunidade de esclarecer dúvidas sobre: quadros depressivos, bipolaridade, crise de ansiedade e outros assuntos. As atividades foram conduzidas pela psicóloga, Maria Aldenilda  da Silva com o apoio da pedagoga do CAPS de Araguatins, Marília Monteiro.

A finalidade das ações foi sensibiliza a comunidade do IFTO a respeito da valorização da vida e da importância da atuação de cada pessoa na prevenção do suicídio. Para o estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Felipe de Oliveira Ferreira, a ação alusiva à campanha Setembro Amarelo foi muito oportuna, pois segundo ele, os acadêmicos se sentem muito pressionados quando estão em formação, e a palestra ministrada pela psicóloga os direcionou no sentido de buscarem ajuda quando perceberem essa necessidade. “Espero que essas ações ocorram mais vezes durante o ano, pois elas são muito importantes”, pontou Felipe.

Segundo os enfermeiros do IFTO Campus Araguatins, Polyanne Barbosa e Romário Borges, essa parceria com o CAPS e a psicóloga Adenilda é de extrema importância para o IFTO, visto que a depressão e a ansiedade são condições cada vez mais presentes entre os estudantes, sendo notório o interesse dos mesmos e a necessidades de se falar nesse assunto. “Gostaríamos de agradecer a toda a equipe do CAPS e a psicóloga Adenilda que atenderam ao nosso pedido para estender essa ação tão importante a todos os estudantes do nosso campus, nesse tempo em que a depressão e ansiedade tem se tornado grandes problemas de saúde pública por se fazerem a cada dia mais presentes”, destacou o enfermeiro, Polyanne Barbosa.

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do suicídio e alertar toda a população sobre o assunto.