Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Atletas de diversas unidades se reúnem no 9º Jifto

Notícias

Atletas de diversas unidades se reúnem no 9º Jifto

Esporte

Estudantes falam da satisfação em participar
por Mayana Matos publicado: 25/06/2019 10h10 última modificação: 25/06/2019 13h02

Começou nesta segunda-feira, 24, a 9ª edição dos Jogos Internos do Instituto Federal do Tocantins (Jifto). Centenas de estudantes atletas competirão em 10 modalidades distintas.

Pela manhã, no primeiro dia de competição, foi realizada a primeira etapa das provas de atletismo, na pista da Universidade Federal do Tocantins (UFT): 200 metros; 800 metros; revezamento 4 x 100; 4 x 400; lançamento de disco; lançamento de dardo; salto em distância. No Campus Palmas, pela manhã, os estudantes competiram nas seguintes modalidades: judô, natação; basquete; vôlei de praia e xadrez. 

As estudantes Maria Eduarda Teixeira e Ávila da Luz Ribeiro, do curso técnico em Informática, do Campus Araguaína, falaram da satisfação em participar dos jogos. "É uma experiência muito bacana, em que a gente pode interagir com todos, vivenciar os jogos. Ano que vem estarei aqui de novo. Essa oportunidade influencia no nosso futuro para que tenhamos uma vida muito mais saudável, qualidade de vida melhor em relação à saúde", disse Maria Eduarda que participa pela primeira vez do Jifto. 

Pela quarta e última vez nos jogos, Ávila se despede cheia de saudade. "É uma experiência incrível. Oportunidade de conhecer outras pessoas, saber realmente como é pratica esporte. É muito gratificante participar. É o meu último ano e só levarei como boas recordações", afirmou. 

No período da tarde, foi a vez dos atletas competirem no atletismo de 400 metros, 3.000 metros e 5.000 metros. Também teve arremesso de peso. No Campus Palmas, teve tênis de mesa; xadrez e as sequências dos jogos de basquete, voleibol e vôlei de praia. 

Inclusão

A abertura foi realizada às 19h, no ginásio poliesportivo do Campus Palmas, e contou com a presença das equipes esportivas das unidades, servidores, gestores e comunidade em geral. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar esportes adaptados para pessoas com deficiência. Foi realizado um circuito de futebol para cegos, bocha adaptada e basquete com cadeiras de rodas, organizado pelo Instituto Reviver. 

A 9ª edição dos Jogos Internos do Instituto Federal do Tocantins (Jifto) acontece entre os dias 24 e 28 de junho, em Palmas. Acompanhe o andamento das competições através do perfil oficial do IFTO no Instagram e os registros fotográficos na Fanpage do IFTO no Facebook