Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Atividades destacam importância e desafios do técnico de Segurança do Trabalho

Notícias

Atividades destacam importância e desafios do técnico de Segurança do Trabalho

Dia do Técnico em Segurança do Trabalho

Palestras, mesa redonda e oficinas
por Eliane Vieira publicado: 29/11/2018 10h11 última modificação: 29/11/2018 10h22

Em comemoração ao Dia do Técnico de Segurança do Trabalho, celebrado no dia 27 de novembro, o curso Técnico de Segurança do Trabalho do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizou nos dias 27 e 28 uma programação especial com palestras, mesa redonda e oficinas.

O evento reuniu estudantes do curso, professores e visitantes. Durante a programação foram tratados os desafios da carreira e a importância do profissional da área. Na abertura, os presentes puderam assistir a encenação teatral dos palhaços Batatinha Frita e Cocada, que apresentaram uma de maneira bem humorada a importância de se prevenir acidentes de trabalho. A peça foi cedida pelo SESI.

Na ocasião a coordenadora do evento, professora Graziela Barbosa Paludo, lembrou que a cada 48 segundos ocorre um acidente de trabalho no Brasil e que em 2018 já ocorreram 12 mortes no Estado do Tocantins devido a estes. “Diante dessa preocupante realidade, buscamos com a realização do evento em comemoração ao dia do Técnico em Segurança do Trabalho conscientizar os profissionais da importância de nosso trabalho. Sintam-se orgulhosos do trabalho de vocês, pois ele preserva vidas”, afirmou a professora.

Segundo Graziela o evento superou as expectativas. “Tivemos grande adesão dos estudantes da instituição, bem como da comunidade externa que se fizeram presentes nos dois dias de evento. Foram mais de 200 inscrições entre palestras, mesa redonda e oficinas”, citou.

A estudante Maria Mice, do 2º módulo do curso, avaliou a participação no evento como muito proveitosa. “É muito bom participar de momentos como este, pois temos a oportunidade de ver algo além do que é passado em sala de aula. Essa experiência faz diferença em nossa formação”, ressaltou a aluna.

Para o estudantes Marcos Vinicius Liberato, também do 2º módulo do curso, o momento oportunizou conhecer como se dá o trabalho do técnico na prática. “Com os relatos dos profissionais podemos ter uma noção de como é o trabalho do técnico de segurança do trabalho na prática. Isso é muito legal, pois nos prepara melhor para o mercado de trabalho”, destacou.

Organização

O evento contou com apoio dos estudantes do 2º e 3º módulos do curso na organização e execução. A iniciativa contou ainda com o apoio do SESI.

Veja mais fotos do evento na página do Campus Palmas no Facebook: https://www.facebook.com/IFTOPalmas/