Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Jice > 8ª Jice > Desafio de Ideias

Desafio de Ideias

por Leysson Muriel publicado 12/07/2017 15h47, última modificação 10/10/2017 12h07

Projeto Selecionado

PropostaMentor da Proposta
Protótipo de Aplicativo da Assistência Técnica Online Luiz Antonio Lopes Toledo

 

Chamada de Trabalhos para a 8ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão – JICE – DESAFIO DE IDEIAS

1.1 O período para submissão dos trabalhos é de 04 de julho a 1º de setembro de 2017 (Prorrogado até 08/09/2017).

1.2 Não serão aceitos trabalhos após essa data.

A submissão dos projetos a serem apresentados no I Desafio de Ideias do IFTO deverá ser realizada por meio do preenchimento do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DESAFIO IFTO (ANEXO I), disponibilizado no site da 8ª JICE <http://portal.ifto.edu.br/ifto/jice/8jice> no item "Documentos”, e a “Ideia Inovadora: resumo do projeto”. Ambos deverão ser enviados ao e-mail nit@ifto.edu.br no período de 4 de julho a 1º de setembro de 2017 (Prorrogado até 08/09/2017).

OBJETO

2.1 O Desafio de Ideias Inovadoras – DESAFIO IFTO 2017 – é uma competição de caráter acadêmico, direcionada especialmente aos estudantes do Instituto Federal do Tocantins – IFTO –, em que os participantes desenvolvem ideias inovadoras para resolução de problemas identificados no setor produtivo do estado do Tocantins. É também uma iniciativa de apresentar os novos empreendedores (oriundos do IFTO) aos investidores interessados em ideias inovadoras.

2.2 São consideradas “Ideias Inovadoras” as propostas de produtos ou processos tecnologicamente novos ou melhorias tecnológicas significativas em produtos ou processos existentes. O termo produto se aplica tanto a bens como a serviços e demais ideias com caráter original, inovador e empreendedor de base tecnológica.

2.3 As melhores ideias serão apresentadas em Pitch Session (5 minutos) durante a JICE, e a melhor ideia será premiada, além de receber todas as orientações de como proceder com a transferência de tecnologia com o setor demandante.

2.4 Os horários da programação deverão ser criteriosamente respeitados, assim como as regras de boa conduta, sob pena de exclusão da programação.

2.5 Será de responsabilidade do candidato selecionado levar todo o material necessário à apresentação dos trabalhos/tecnologia.

OBJETIVOS

3.1 O DESAFIO IFTO 2017 é uma competição, de caráter educacional voltada ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI) do IFTO, que tem por objetivos:

3.1.1 Estimular o espírito empreendedor e preparar os estudantes para os desafios de mercado e para oportunidades de negócios;

3.1.2 Formar profissionais mais criativos, inovadores, com visão empreendedora e que contribuam para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do estado do Tocantins;

3.1.3 Complementar a formação teórica e técnica dos estudantes, estimulando a realização de atividades de pesquisa aplicada e o desenvolvimento de competências empreendedoras;

3.1.4 Apoiar o surgimento de ideias inovadoras no ambiente acadêmico do IFTO, estimulando o surgimento de novos empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico da região;

3.1.5 Reconhecer e premiar as melhores equipes com base no mérito e nas competências desenvolvidas ao longo do Desafio IFTO 2017;

3.1.6 Integrar as necessidades e expectativas dos empreendedores e investidores interessados em investirem em ideias com potencial inovador;

3.1.7 Oferecer mentoria qualificada para os selecionados aprimorarem suas ideias.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NO DESAFIO DE IDEIAS

Poderão participar do DESAFIO IFTO 2017:

4.1 Estudantes regularmente matriculados no IFTO, nos cursos técnicos nas modalidades integrados, subsequentes e concomitantes, cursos de graduação (tecnologia, bacharelados e licenciaturas) e de pós-graduação, organizados em equipes com a seguinte constituição:

4.1.1 Cada equipe deverá ser constituída por no mínimo dois e no máximo quatro estudantes. Um mesmo participante não poderá integrar mais de uma equipe.

4.1.2 Cada equipe deverá possuir um Mentor, obrigatoriamente servidor do IFTO, que deverá ser convidado pela equipe para dar apoio, orientação, suporte e encorajamento para que a equipe desenvolva e demonstre todo o seu potencial ao longo do DESAFIO IFTO 2017.

4.2 Para credenciar a ideia e a equipe, o Mentor deverá preencher a ficha de inscrição com as informações solicitadas, juntamente com o resumo do projeto.

4.3 A comunicação entre a Comissão Organizadora e o Coordenador de cada equipe dar-se-á por e-mail. Caberá ao representante de cada equipe a responsabilidade por tal verificação.

4.4 Não serão aceitas solicitações de inclusão ou substituição de participantes, após a efetivação da inscrição.

4.5 É necessário que o proponente e demais integrantes da equipe estejam inscritos na 8ª JICE.

Não poderão participar do DESAFIO IFTO 2017:

4.6 Membros da Comissão Organizadora e integrantes das bancas julgadoras do DESAFIO IFTO 2017, na qualidade de Mentor das equipes.

INSCRIÇÕES

5.1 As inscrições deverão ser realizadas pelo Mentor da equipe até 23h59m do dia 1º de setembro de 2017 (Prorrogado até 08/09/2017), pelo e-mail <nit@ifto.edu.br>.

5.2 No ato da inscrição deverão ser submetidos o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DESAFIO IFTO (ANEXO I) e o resumo do projeto de acordo com o descrito nos itens 6.5 a 6.7 desta chamada.

5.3 A inscrição e a participação dos estudantes no DESAFIO IFTO 2017 é gratuita e somente será considerada válida se atendidos todos os seguintes requisitos:

5.3.1 Descrição correta de todos os itens constantes para o resumo conforme itens 6.5 a 6.7 desta chamada;

5.3.2 Submissão de uma “Ideia Inovadora”: resumo do projeto;

5.3.3 Participação de um Mentor.

5.4 Os autores dos projetos selecionados serão comunicados até o dia 18 de setembro por meio de divulgação na página do evento, devendo apresentar seus projetos na 8ª JICE, em Gurupi.

5.5 Não serão aceitos pedidos de inscrição após a data limite de submissão das propostas. Não serão aceitas inscrições incompletas e que não cumpram as exigências contidas na presente chamada.

5.6 A inscrição implicará no reconhecimento e concordância, por parte do proponente, de todas as condições estipuladas na presente chamada.

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS NO DESAFIO DE IDEIAS

6.1 A submissão dos projetos a serem apresentados no I Desafio de Ideias do IFTO deverá ser realizada por meio do preenchimento do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DESAFIO IFTO (ANEXO I)disponibilizado no site da 8ª JICE <http://portal.ifto.edu.br/ifto/jice/8jiceou no item "Documentos”, e a “Ideia Inovadora: resumo do projeto”. Ambos deverão ser enviados ao e-mail nit@ifto.edu.br no período de 4 de julho a 1º de setembro de 2017 (Prorrogado até 08/09/2017).

6.2 A formatação dos trabalhos poderá ser verificada nos itens 6.5 a 6.7 dessa chamada.

6.3 Os autores deverão enviar os arquivos, em formato OpenOffice, Microsoft Word, ou WordPerfect, conforme procedimentos e prazos estabelecidos.

6.4 Os autores devem seguir fielmente as instruções de formatação dos itens 6.5 a 6.7 dessa chamada.

6.5 Os resumos devem ser submetidos em português, e é importante que o projeto seja apresentado de forma sucinta e com clareza.

6.6 Os autores deverão contemplar os seguintes itens quando da elaboração dos projetos:

6.6.1 Descrição do serviço e do problema que o autor se propõe a solucionar (one-pager);

6.6.2 Estágio atual do desenvolvimento do produto ou serviço;

6.6.3 Objetivos, metas e resultados esperados;

6.6.4 Mercado potencial a ser alcançado;

6.6.5 Planejamento e/ou cronograma de execução;

6.6.6 Viabilidade técnica e econômica da ideia;

6.7 Uma boa proposta deverá conter de 5 a 10 páginas, incluindo todo o material acima descrito.

6.8 Os trabalhos que não seguirem as regras de formatação conforme o modelo e que não apresentarem uma inovação tecnológica, não serão considerados para avaliação. O arquivo também não deverá ultrapassar o tamanho de 2,1 Mb.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

7.1 As propostas serão avaliadas por consultores Ad hoc convidados, seguindo os seguintes critérios:

  • Originalidade da ideia;

  • Possibilidade de escalabilidade e/ou replicabilidade da solução;

  • Potencial de mercado;

  • Viabilidade e capacidade técnica;

  • Viabilidade econômica;

  • Equipe;

  • Apresentação.

7.1.1 A classificação será por ordem decrescente considerando a soma total das pontuações dos critérios, assim definidos:

Critérios

Pontuação

Originalidade da ideia

0 a 40

Possibilidade de escalabilidade e/ou replicabilidade da solução

0 a 15

Potencial de mercado

0 a 15

Viabilidade e capacidade técnica

0 a 15

Viabilidade econômica

0 a 15

Total

100

 

7.2 Os avaliadores darão a recomendação final sobre o trabalho:

  • Recomendação final: atribua uma nota referente à aceitação da proposta no I Desafio de Ideias do IFTO.

  • Em sua opinião, este projeto deve ser:

  • ACEITO;
  • REJEITADO.

APRESENTAÇÃO

8.1 Os projetos selecionados pelos consultores Ad hoc deverão participar da pitch session que acontecerá no Espaço de Inovação durante a 8ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão – JICE 2017.

8.2 1.1 Serão selecionadas 5 propostas para cada um dos desafios apresentados. Estas estarão aptas a participar da sessão de pitching. Cada expositor terá 5 minutos para apresentar seu projeto e mais 5 minutos para Q&A (perguntas e respostas). O Pitch é uma apresentação rápida (de 5 minutos) com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor, cliente ou avaliador) pela ideia inovadora.

8.3 A ordem de apresentação das equipes será determinada por sorteio.

8.4 Será avaliada por uma Banca Julgadora a partir dos seguintes critérios:

Critérios

Pontuação

Originalidade da ideia

0 a 20

Possibilidade de escalabilidade e/ou replicabilidade da solução

0 a 15

Potencial de mercado

0 a 15

Viabilidade e capacidade técnica

0 a 15

Viabilidade econômica

0 a 15

Equipe

0 a 10

Apresentação

0 a 10

Total

100

O DESAFIO

9.1 Conforme informação disponibilizada pelo SEBRAE em ofício, os pequenos produtores têm dificuldade em obter e monitorar precisamente os dados necessários para que plantio e colheita sejam maximizados. Nesse sentido o primeiro desafio proposto é: Desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para controle dos dados necessários para que o plantio e a colheita em pequenas propriedades rurais sejam maximizados.

9.2 Ainda em conformidade com Ofício enviado pelo SEBRAE, somos um dos estados do Brasil com maior incidência solar e ventos, porém possuímos umas das energias mais caras do país. Dessa forma, soluções que melhorem a eficiência energética podem tanto reduzir custos quanto trazer benefícios ao meio ambiente. Ambos os casos melhoram a competitividade dos setores, além do ganho social envolvido. Assim, propõe-se como segundo desafio: Desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para qualquer setor produtivo que possam melhorar a eficiência energética, reduzindo custos e aumentando a competitividade.

DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 As regras desta chamada poderão ser alteradas e/ou o Desafio de Ideias IFTO 2017 suspenso ou cancelado, sem aviso prévio, por motivo de força maior ou por qualquer outro fator ou motivo imprevisto que esteja fora do controle do IFTO e que o comprometa, de forma a impedir ou modificar substancialmente a condução do DESAFIO IFTO 2017 como originalmente planejado.

10.2 As decisões da Comissão Organizadora em relação a execução do DESAFIO IFTO 2017, além de eventuais considerações que venham a dirimir questões decorrentes ou casos omissos a esta chamada, serão soberanas e irrecorríveis, não cabendo aos participantes qualquer contestação a tais decisões, bem como dos seus resultados. A exposição das propostas envolvendo a utilização ou emprego de materiais do tipo inflamáveis, produto de gases ou de ruídos excessivos, está sujeita a avaliação pela Comissão Organizadora.

10.3 As dúvidas dos participantes sobre o Desafio de Ideias IFTO 2017 poderão ser esclarecidas através do e-mail nit@ifto.edu.br com o assunto “Desafio de ideias IFTO - Nome da equipe/participante”.

10.4 A participação no Desafio de Ideias IFTO 2017 sujeita todos os participantes às regras e condições estabelecidas nesta chamada. Dessa forma, cabe aos inscritos cumprir todas as disposições aqui contidas ou em eventuais normas complementares.

10.5 Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora do Desafio de Ideias IFTO 2017.