Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Representantes do IFTO e MAPA debatem fortalecimento da agricultura familiar

Notícias

Representantes do IFTO e MAPA debatem fortalecimento da agricultura familiar

IFTO na Agrotins

por publicado: 18/05/2022 12h02 última modificação: 19/10/2022 11h16

O estande do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, a Agrotins 2022, foi local de encontro de representantes do IFTO e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A reunião, que aconteceu nesta quinta-feira, 12, teve objetivo central de dialogar acerca do fortalecimento de políticas de aquisição de produtos da agricultura familiar para atender o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O encontro possibilitou uma aproximação entre as duas instituições que favorece não só a execução dessas políticas, como de fomento à inclusão de produtores no mercado como um todo. De acordo com o reitor do IFTO, Antonio da Luz, o instituto tem o diferencial de estar localizado em todas as microrregiões do Estado, por meio de suas unidades. "Nós podemos atuar diretamente na capacitação desses produtores, fornecendo conhecimentos que lhes possibilitem atuar melhor no mercado, na venda direta dos seus produtos", explicou o reitor.

Márcio Madalena, que é diretor do Departamento de Cooperativismo e Acesso ao Mercado (Decam/Mapa), destacou que a parceria pode favorecer a criação de cooperativas no Tocantins. "Nós acreditamos que o Estado tem um potencial muito grande e o Instituto Federal certamente é um parceiro estratégico na execução de ações junto aos agricultores familiares", acrescentou.

A reunião contou também com a participação do superintendente do Mapa no Tocantins, Rodrigo Guerra, que continuará o processo de aproximação entre as duas instituições com o intuito de discutir iniciativas conjuntas no âmbito do cooperativismo e do fortalecimento do mercado para a agricultura familiar.

Participaram da reunião o pró-reitor de Extensão Milton Flores, o consultor do Decam/Mapa Gustavo Assis, a coordenadora do projeto 'Alimentação saudável: aprender a fazer e fazer para aprender" Jussara Campos, e a nutricionista do Campus Palmas Ionara Chaves.