Notícias
Professor e estudantes produzem cartilha com orientações para horticultores
Com o objetivo de propiciar informações técnicas de maneira acessível a pequenos produtores rurais, uma equipe da unidade de Lagoa da Confusão, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), produziu uma cartilha de bolso. A cartilha visa suprir a demanda por suporte técnico que os produtores têm, nem sempre acessíveis, além de tentar estimular no público-alvo o interesse por produzir alimentos saudáveis que sejam produzidos a partir de técnicas que possibilitem um baixo custo de produção.
A ação, que foi contemplada pelo edital de projetos de extensão 17/2021, foi coordenado pelo professor Reinaldo Medeiros e contou com a participação dos estudantes José Eduardo Sousa e Érika Sousa. Eles produziram todo o material, sendo que os textos ficaram a cargo do Reinaldo e da Érika e as ilustrações, do José Eduardo.
A cartilha fornece orientações sobre a produção sustentável de hortaliças de forma simples e aborda várias fases necessárias para o manejo das hortaliças, como o preparo do solo, a instalação de sistemas de irrigação, o manejo da adubação, entre outras.
As cartilhas foram distribuídas gratuitamente a cerca de 50 produtores rurais. "Acreditamos que o material possa contribuir de maneira significativa com a instalação e manutenção de hortas familiares. Abordamos o tema de forma personalizada a esse público, com leitura fácil e desenhos explicativos", explicou o professor.
Reinaldo destacou que a participação dos estudantes no projeto proporcionou maior engajamento no curso e motivação sobre a importância da assistência técnica aos pequenos produtores rurais.
Para Érika, participar do projeto contribuiu para agregar mais conhecimento. "Nós tivemos que pesquisar os temas, escrever ler e reler todo o material e isso ajudou a tornar o conhecimento adquirido mais concreto. Além disso, também vai contribuir bastante no currículo, porque ter um livro publicado com nosso nome tem um peso grande", disse a estudante.