Notícias
Mestrado ProfEPT recebe novos estudantes com aula inaugural no Campus Palmas
Mestrado Profissional
O Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Campus Palmas do IFTO, recebeu os estudantes ingressantes para o ano de 2024 com uma aula inaugural no último dia 4 de abril, durante as atividades de celebração pelos 21 anos da unidade. Marcada por reflexões sobre os desafios da internacionalização e a transferência de tecnologia, a aula contou com a participação de 14 novos estudantes.
No evento, contou com a participação do professor doutor Carlos Eduardo Panosso, que abordou em palestra o tema: "O desafio da internacionalização nos Institutos Federais". Após a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa sobre a transferência de tecnologia e os produtos educacionais no âmbito dos mestrados profissionais. O momento foi coordenado pela professora doutora Khellen Cristina Pires Correia Soares, coordenadora adjunta do ProfEPT no Campus Palmas do IFTO, e contou com a participação dos egressos mestres Jacqueline Pilger Effgen e Mariano Felipe Oster.
O ProfEPT, que ofereceu 654 vagas para o programa de Mestrado em todo o Brasil neste ano, reservou 14 vagas para o Campus Palmas. Coordenado pelo IFES e contando com mais 39 instituições associadas em todo o país, o programa tem como objetivo proporcionar formação acadêmica e profissional de excelência, integrando os saberes do mundo do trabalho e do conhecimento acadêmico.
ProfEPT no IFTO
Lançado em 2018, o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) tem sido uma peça fundamental na produção acadêmica do IFTO. Iniciando as aulas de sua sexta turma atualmente, o programa já conta com 62 mestres e mestras formados, que ao longo do programa desenvolveram mais de 60 dissertações e seus respectivos produtos educacionais, voltados a gerar melhorias nas práticas pedagógicas e ambiente escolar do IFTO.
Para o coordenador do programa no Campus Palmas, professor Dr. Marcelo Rythowem, o programa tem produzido um relevante impacto na produção acadêmica do IFTO. "Os produtos educacionais produzidos vêm sendo aplicados nas mais diversas situações da EPT. Por ser um mestrado profissional, o Mestrado ProfEPT tem colaborado na resolução de problemas enfrentados pelos diferentes campi do IFTO em que os produtos são desenvolvidos e aplicados. O que para nós é um motivo de grande alegria e de orgulho também”, conta o professor.
Quer saber mais sobre o ProfEPT e conhecer os produtos educacionais gerados no programa? Acesse a página do ProfEPT no portal do IFTO: https://portal.ifto.edu.br/profept