Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota de Repúdio

Notícias

Nota de Repúdio

Comunicados oficiais

por publicado: 20/07/2023 20h40 última modificação: 31/07/2023 15h37
Nota de repúdio

Nota de repúdio

O Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), manifesta veementemente seu repúdio a toda e qualquer forma de assédio e importunação e reafirma o compromisso em criar um ambiente acadêmico seguro, onde a violência contra a mulher, o machismo, o sexismo, a misoginia e qualquer outra conduta prejudicial sejam enfrentados incisivamente.

Nossa comunidade acadêmica é orientada a denunciar prontamente quaisquer condutas desrespeitosas e/ou violentas para que as devidas providências sejam tomadas pelas instâncias competentes. É imperativo que a escola seja um espaço de combate às práticas nocivas, e, portanto, práticas de assédio que gerem constrangimento ou medo são absolutamente inadmissíveis e intoleráveis. Nesse sentido, reiteramos o comprometimento da equipe diretiva do Campus Palmas do IFTO em colaborar integralmente na apuração de quaisquer fatos relacionados a tais condutas, especialmente na proteção das estudantes mulheres que possam ser vítimas de atos de violência.

Diante das informações veiculadas nas redes sociais, reafirmamos nosso compromisso com a transparência e a seriedade na apuração da denúncia em questão e informamos que o processo já está em andamento, sendo conduzido em sigilo, a fim de preservar todas as partes envolvidas. Desde o momento em que tomamos conhecimento da denúncia, o Campus Palmas do IFTO tem tratado o assunto com a máxima prioridade, dedicando-se a seguir rigorosamente todos os trâmites legais para garantir que o processo de apuração ocorra de forma imparcial e eficiente.

Em relação aos procedimentos de acolhimento na unidade Palmas, esclarecemos que os fatos mencionados também serão apurados e que a equipe gestora está empenhada na revisão e reformulação das ações de acolhimento e prevenção do assédio sexual. Nesse contexto, estamos desenvolvendo campanhas educativas para conscientização sobre o assédio, bem como o fornecimento de orientações claras sobre os canais oficiais de denúncia disponíveis. Além disso, estamos estabelecendo protocolos específicos para a escuta, acolhimento e acompanhamento adequado das denúncias de assédio e de suas vítimas no Campus Palmas.

Vale destacar que a gestão do Campus Palmas tem agido também de forma preventiva, capacitando e conscientizando constantemente nossos servidores e estudantes para promover um ambiente pautado pelo respeito, acolhimento e segurança em todas as atividades pedagógicas e administrativas. Enfatizamos ainda que, quando necessário, o IFTO, por meio da Corregedoria, tem atuado de maneira corretiva, instruindo os processos de análise e apuração das denúncias, como no caso em questão.

Por fim, reafirmamos nosso compromisso inabalável em combater o assédio sexual e quaisquer abusos de poder dirigidos a estudantes, servidores e/ou colaboradores e encorajamos enfaticamente que todos os casos conhecidos sejam denunciados por vítimas, testemunhas ou qualquer pessoa que tenha conhecimento de tais condutas abusivas.

Canais de denúncia no Campus Palmas do IFTO:

• Gabinete da Direção-Geral (presencialmente)

• Telefone: 3236 4068

Denúncias no IFTO:

• Canal da Ouvidoria do IFTO: https://www.ifto.edu.br/ifto/ouvidoria (ou pessoalmente, mediante agendamento pelo e-mail: ouvidoria@ifto.edu.br)

• Comissão de Ética do IFTO: e-mail: cetica@ifto.edu.br


Equipe Diretiva do Campus Palmas do IFTO