Notícias
IFTO tem mais dois programas de computadores certificados pelo INPI
Propriedade intelectual
Com informações do Núcleo de Inovação da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo do IFTO
No mês de abril deste ano, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu o registro aos programas de computadores: Sistema IPPC e PA Wood desenvolvidos por pesquisadores do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). O registro garante aos desenvolvedores dos programas os direitos exclusivos sobre eles, impedindo cópia total ou parcial e a reprodução indevida por terceiros.
A solicitação de registro da propriedade intelectual foi realizada pelo Núcleo de Inovação da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo do IFTO, que está ligado à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propi) do IFTO. Com mais esses dois registros concedidos, o IFTO passa a contar com 16 programas de computadores certificados pelo INPI.
Sistema IPPC
O software IPPC tem o objetivo de facilitar o processo de orçamentação de projetos aos agentes de cultura nos diferentes contextos regionais, em especial na região Norte. Ele pode oferecer à Administração uma ferramenta efetiva ao § 2º do art. 24 do Decreto n.° 11.453/2023 que dispõe sobre os mecanismos de fomento do sistema de financiamento à cultura, também, qualificar a análise orçamentária de projetos submetidos aos editais públicos de cultura, a partir de dados confiáveis e periodicamente atualizados e contribuir junto ao órgãos de controle no âmbito da administração pública.
O IPPC foi desenvolvido pelos professores vinculados ao IFTO, Campus Porto Nacional: Autenir Carvalho de Rezende e Igor Barbosa Melo e pelos estudantes de graduação Rangel Pereira Ribeiro e Ester Rodrigues de Oliveira.
"PA Wood”
O "PA Wood” é um aplicativo mobile que tem como objetivo a conferência de projetos de dimensionamento de estruturas de madeiras. Tendo como propósito beneficiar o processo produtivo dos usuários. Os valores calculados servem para definirem o atendimento dos quesitos normativos, tendo como embasamento técnico a norma NBR 7190-1:2022.
PA Wood foi desenvolvido pelos professores vinculados ao IFTO, Campus Palmas: Adriano dos Guimarães de Carvalho, Antônio Rafael Alves de Souza Bosso, Gilson Marafiga Pedroso, Thiago Dias de Araújo e Silva e pelo egresso Pedro Henrique Pinheiro de Sousa.