Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO tem mais dois programas de computadores certificados pelo INPI

Notícias

IFTO tem mais dois programas de computadores certificados pelo INPI

Propriedade intelectual

No total são 16 programas de computadores certificados
por publicado: 13/05/2024 10h03 última modificação: 13/05/2024 10h03

Com informações do Núcleo de Inovação da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo do IFTO

No mês de abril deste ano, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu o registro aos programas de computadores: Sistema IPPC e PA Wood desenvolvidos por pesquisadores do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). O registro garante aos desenvolvedores dos programas os direitos exclusivos sobre eles, impedindo cópia total ou parcial e a reprodução indevida por terceiros.

A solicitação de registro da propriedade intelectual foi realizada pelo Núcleo de Inovação da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo do IFTO, que está ligado à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propi) do IFTO. Com mais esses dois registros concedidos, o IFTO passa a contar com 16 programas de computadores certificados pelo INPI.

Sistema IPPC

O software IPPC tem o objetivo de facilitar o processo de orçamentação de projetos aos agentes de cultura nos diferentes contextos regionais, em especial na região Norte. Ele pode oferecer à Administração uma ferramenta efetiva ao § 2º do art. 24 do Decreto n.° 11.453/2023 que dispõe sobre os mecanismos de fomento do sistema de financiamento à cultura, também, qualificar a análise orçamentária de projetos submetidos aos editais públicos de cultura, a partir de dados confiáveis e periodicamente atualizados e contribuir junto ao órgãos de controle no âmbito da administração pública.
O IPPC foi desenvolvido pelos professores vinculados ao IFTO, Campus Porto Nacional: Autenir Carvalho de Rezende e Igor Barbosa Melo e pelos estudantes de graduação Rangel Pereira Ribeiro e Ester Rodrigues de Oliveira.

"PA Wood”
O "PA Wood” é um aplicativo mobile que tem como objetivo a conferência de projetos de dimensionamento de estruturas de madeiras. Tendo como propósito beneficiar o processo produtivo dos usuários. Os valores calculados servem para definirem o atendimento dos quesitos normativos, tendo como embasamento técnico a norma NBR 7190-1:2022.
PA Wood foi desenvolvido pelos professores vinculados ao IFTO, Campus Palmas: Adriano dos Guimarães de Carvalho, Antônio Rafael Alves de Souza Bosso, Gilson Marafiga Pedroso, Thiago Dias de Araújo e Silva e pelo egresso Pedro Henrique Pinheiro de Sousa.