Notícias
IFTO inicia mais uma ação extensiva junto aos reeducandos da cadeia pública de Araguatins
Ressocialização
Visando contribuir com a ressocialização dos reeducandos do sistema prisional a partir da promoção de capacitações técnicas voltadas a produção de hortaliças e frutíferas, empreendedorismo e noções de meio ambiente, a unidade Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), promove uma projeto de extensão em parceria com a cadeia pública de Araguatins e Prefeitura de Araguatins.
Na sexta-feira, 12, foi realizada uma reunião na cadeia pública de Araguatins para apresentar os resultados da III etapa do projeto e apresentar as atividades previstas para a IV etapa, com a participação dos reeducandos assistidos pelo projeto, servidores do IFTO e da cadeia pública, representantes do legislativo e executivo.
Na oportunidade, foi realizada uma homenagem aos idealizadores do projeto: Idélio Andrade Sousa, que atuou como diretor da cadeia pública, à agente de polícia Nilda e aos servidores do IFTO Luciane Costa e Alcides dos Reis Cordeiro, que atuou como professor dos cursos que ocorreram dentro do projeto de extensão e esteve a frente da construção de uma horta junto aos reeducandos, que foi cultivada como ação do projeto.
A referida horta tem sua produção comercializada na cidade de Araguatins e os valores obtidos com as vendas são utilizados para melhoria da infraestrutura da cadeia. Além disso, as hortaliças produzidas são utilizadas para melhorar as refeições dos reeducandos.
De acordo com Alcides o projeto possibilitou mudanças na vida dos reeducandos e também na dele, pois teve a oportunidade de com seus conhecimentos técnicos realizar uma importante ação para a sociedade.
A relevância da ação foi pautada na fala do reeducando Rafael de Jesus Rocha, que em um discurso emocionado agradeceu pela oportunidade que teve em participar do projeto, que ao possibilitar a eles a oportunidade de trabalhar aumenta a possibilidade de seres aceitos na sociedade, após o cumprimento da pena.
O diretor da cadeia pública de Araguatins, Heberson Vieira de Sousa, também, acredita nas contribuições do projeto para ressocialização do reeducandos, e afirmou que durante sua gestão fará o possível para que ele tenha continuidade.
Para o coordenador de extensão da unidade Araguatins do IFTO, espera-se como resultados do projeto promover uma melhoria no comportamento dos reeducandos, proporcionando, ainda, uma redução de sua pena conforme regulamentos da Secretaria de Justiça.
O superintendente do Sistema Prisional do Estado do Tocantins, Orleanes de Sousa Alves, que esteve presente na reunião, destacou a importância do projeto e a necessidade que ele seja replicado em outras cidades do estado do Tocantins. Nesse sentido, o reitor do IFTO Antonio da Luz informou que o IFTO está trabalhando para implantação do projeto de extensão em outros municípios tocantinenses, em virtude dos bons resultado alcançados em Araguatins.
Já o diretor-geral da unidade Araguatins do IFTO, frisou que é papel da instituição de ensino a promoção da inclusão social, e que iniciativas como a que está ocorrendo na cadeia pública de Araguatins é uma ação inclusiva, que visa contribuir para, que ao cumprirem sua pena, os reeducandos possam ser integrados na sociedade.