Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestores do IFTO realizam visitas aos polos da UAB

Notícias

Gestores do IFTO realizam visitas aos polos da UAB

Ensino a distância

Entre os objetivos, está o levantamento das necessidades e planejamento de ações
por Mayana Matos publicado: 02/12/2021 15h30 última modificação: 18/10/2022 14h53

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), no âmbito do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), executou a programação de visitas aos diversos polos de educação a distância, bem como o planejamento de retorno às atividades presenciais para o ano de 2022.

De acordo com a diretora de Educação a Distância (DEAD), Gislene Magali da Silva, a programação tem o objetivo de "conhecer a estrutura para o retorno das atividades presenciais, conhecer a gestão local e os estudantes, fazer um levantamento das necessidades do primeiro ano de oferta dos cursos UAB, identificar as potencialidades para novas ofertas, bem como promover a socialização como os estudantes", disse. 

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior para o desenvolvimento econômico e social do Estado, prioritariamente, atender a formação de docentes, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior, respaldadas em tecnologias de informação e comunicação.

A UAB conta, atualmente, com 8 polos de educação a distância no âmbito do IFTO. Estão instalados nos municípios de: Alvorada, Araguacema, Ananás, Formoso do Araguaia, Guaraí, Mateiros, Palmeirópolis e Taguatinga. Nos polos há infraestrutura física e administrativa para a realização de avaliações e atividades presenciais, práticas laboratoriais, bem como os recursos tecnológicos necessários que possibilitam ao estudante interagir dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. O estudante poderá contar, assim, com assistência e acompanhamento de tutores presenciais em seus estudos, sob a supervisão da coordenação do polo. 

Além da diretora de Educação a Distância, participaram das visitas a pró-reitora de Ensino, Nayara Pajeú, o coordenador adjunto da UAB no IFTO, Vinicius Istofel Oliveira, coordenadores de polos e tutoria presencial, representantes do município e estudantes dos cursos ofertados.

As visitas foram realizadas nos finais de semana, nos meses de outubro e novembro de 2021.