Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes indígenas visitam o Campus Palmas do IFTO

Notícias

Estudantes indígenas visitam o Campus Palmas do IFTO

Visita faz parte de projeto de extensão contínuo
por publicado: 18/11/2024 09h34 última modificação: 18/11/2024 09h39

O Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), recebeu trinta e cinco estudantes da escola CEMIX-Warã, localizada no território do povo Xerente, no dia 11 de novembro. A visita fez parte das ações do projeto de extensão contínuo: “Venha ser IFTO você também! Visitas das redes municipais e estaduais de ensino ao Campus Palmas”, a iniciativa é coordenada pelo professor do IFTO, Wildes Andrade, e oportunizou aos visitantes conhecerem a infraestrutura e os cursos da unidade de Palmas. 

O itinerário da visita percorreu a biblioteca, os laboratórios de: química, biologia, agronomia e artes. Os estudantes conheceram também a sala do Núcleo de Atendimento e Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), a quadra de esportes e concluíram a visita com um almoço no refeitório da unidade de ensino. Durante todo o percurso da visita, os estudantes contaram com o apoio da estudante do curso Técnico em Eventos, Ana Vitória Almeida. 

Depois de conhecer o IFTO, o estudante Ismael Xerente já planeja sua volta ao Campus Palmas, não mais como visitante, mas como um de seus estudantes.“Conhecer o IFTO mostrou novas oportunidades de estudos e lugares, espero um dia poder entrar aqui novamente, mas não como visitante, mas como universitário”, disse Ismael. Para o professor Leonardo Sampaio, que liderou a delegação de estudantes indígenas, os momentos interculturais, como os promovidos pelas visitas, são relevantes para a  escola CEMIX-Warã e também para o IFTO, a sua expectativa é que novas parcerias sejam realizadas entre as duas instituições. 

“A visita dos estudantes indígenas do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Warã ao Campus Palmas foi importante para eles perceberem que o IFTO é uma possibilidade na escolha para suas formações profissionais”, acrescentou o professor do IFTO, Wildes Andrade. 

Além de apresentar as potencialidades do IFTO, de acordo com a professora Regiane dos Santos, do Setor de Atenção às Relações Étnico-Raciais, às Populações Originárias e Tradicionais e de Promoção das Ações Afirmativas (SARER) do IFTO, a visita pode ser avaliada como parte de um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento das relações entre o IFTO e as populações indígenas do estado do Tocantins. “De modo a proporcionar aos estudantes dessas comunidades a oportunidade de conhecer o IFTO e reconhecê-lo como uma instituição que oferta ensino gratuito e de qualidade para a continuidade de seus estudos. Estamos abertos ao interesse das comunidades tocantinenses e esperamos poder apresentar nossos recursos humanos, instalações, cursos e oportunidades de todas as nossas unidades para o maior número possível de pessoas”, declarou Regiane dos Santos. 

Vale destacar que interação entre estudantes indígenas da comunidade Xerente e o Campus Palmas do IFTO é resultante de uma colaboração entre a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), por meio do SARER, conduzido pela Professora Regiane dos Santos, da Coordenação de Extensão do Campus Palmas e do CEMIX-Warã, representado pelo  professor Leonardo Sampaio.