Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da unidade Porto Nacional realização visita técnica ao SESC Palmas

Notícias

Estudantes da unidade Porto Nacional realização visita técnica ao SESC Palmas

Aprendizado e arte em movimento

Atividade fez parte da conclusão da disciplina “Fundamentos e Metodologia do Ensino de Arte"
por publicado: 26/08/2024 15h51 última modificação: 27/08/2024 07h51

Na última terça-feira (20), os acadêmicos do 5º período do curso de Pedagogia, da unidade Porto Nacional, participaram de uma visita técnica ao Centro de Atividades SESC Palmas. A visita foi realizada como parte da conclusão da disciplina “Fundamentos e Metodologia do Ensino de Arte” e foi mediada pela professora Niccolly Zifirino e pelo professor Edilson Leite.

Durante a visitação, os alunos foram recebidos pela equipe de cultura do SESC Palmas e tiveram a oportunidade de conhecer espaços  equipados dedicados a atividades culturais, como: o teatro, galerias de arte, biblioteca e cinema. A visitação foi guiada por profissionais que atuam diretamente com cultura, os quais explicaram aos alunos como funcionam os processos de mediação e produção artística, seja com finalidade cultural ou educacional.

A estudante da unidade de Porto Nacional do IFTO, Ruth Carvalho de Souza, avaliou positivamente a visita. "A experiência na aula prática que tivemos ontem no SESC em Palmas foi incrível. Amei participar, pois, às vezes, tudo o que precisamos é de uma aula diferenciada, o que torna até o clima da sala de aula mais leve. Essa visita técnica contribuiu muito para meu crescimento acadêmico e profissional. Futuramente, quando eu estiver exercendo minha profissão, vou saber como trabalhar arte de forma mais lúdica e agradável com meus alunos. Também gostei da ideia de poder levar meus alunos para ter uma aula mais dinâmica e assistir a um filme no cinema, gratuitamente, pois a maioria das crianças não tem condições financeiras de pagar por um cinema. O local que mais me encantou foi a biblioteca, pois desde criança sempre gostei de ler, mas nunca tive a oportunidade de entrar em uma biblioteca tão criativa. Fiquei muito feliz e me senti privilegiada em participar de um momento tão especial como esse. De modo geral, foi uma experiência sensacional e essencial para nosso aprendizado", declarou Ruth. 

Já o  estudante Silvaney Pinto da Silva classificou a experiência como um divisor de águas : “Esta visita foi muito importante. Até então, quando comecei a estudar essa disciplina, tinha pensamentos diferentes sobre ela, mas tivemos uma boa professora que conseguiu, com seus conteúdos, nos passar o aprendizado. A visita ao Sesc foi um divisor de águas, uma experiência única que contribuiu muito para minha formação acadêmica em todos os sentidos, algo que ficará marcado para o resto da vida". 

A visita técnica teve como objetivos: promover a integração entre teoria e prática, contextualizando os saberes; proporcionar a interação dos discentes com o mundo do trabalho, processos e serviços in loco; aprimorar a formação profissional e pessoal dos discentes; e oportunizar o contato dos estudantes com outros espaços de aprendizagem.