Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante do Campus Palmas conquista 1º lugar na Olimpíada de Matemática dos IFs

Notícias

Estudante do Campus Palmas conquista 1º lugar na Olimpíada de Matemática dos IFs

Conquista

Primeira fase aconteceu em novembro
por publicado: 17/01/2023 16h09 última modificação: 18/01/2023 12h40

O estudante do Campus Palmas, do IFTO, Rhuan de Melo Honorato Nunes, do 2° ano do curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, conquistou o 1° lugar na primeira fase da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) realizada em novembro de 2022. Com a vitória, Rhuan, que também recebeu menção honrosa na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, classificou-se para a segunda fase da OMIF, que está marcada para maio deste ano e será realizada em Fortaleza- CE. 

Rhuan destaca que o estudo e dedicação para a OBMEP o ajudaram na OMIF. "Quando eu li o PDF sobre como funciona a prova da OMIF percebi que ela era uma prova que tinha um modelo de questões lógicas bem parecido com o da segunda fase da OBMEP, na qual eu dediquei muito tempo estudando para ela. Já que eu tinha passado na primeira fase me senti preparado," ressalta o estudante, que conta com o apoio dos professores de Matemática da unidade Palmas e participa do projeto de Ensino: "Grupo de Estudos de Matemática". 

O estudante revela os próximos passos e  o que espera da segunda fase da OMIF. "Pretendo criar uma rotina de estudos para me preparar para a segunda fase de uma forma eficiente, já que só conseguimos evoluir com esforço e dedicação. Nessa segunda fase eu espero me sair bem e vou tentar me esforçar ao máximo para isso, estou bastante otimista e muito ansioso. Acredito que só por passar por toda essa experiência de poder competir e lutar para conseguir ficar no topo, para mim já é uma grande vitória,” destaca.

OMIF

O projeto foi criado em 2018, no chamado "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo” e fez parte dos eventos comemorativos dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros. A ideia de criar uma olimpíada de matemática da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Rede Federal) teve como precursor um projeto de extensão coordenado pelos professores Renato Machado Pereira e Manuel Messias da Silva, que visava desenvolver aulas, materiais didáticos, monitorias e atendimentos online para as olimpíadas OMU, OBMEP, Canguru de Matemática, Matemática sem Fronteiras, OMM e OBM.

Autor: Ana Luísa Duarte (estagiária sob supervisão do setor de Jornalismo do IF/Palmas)

Com informações:https://omif.com.br/