Notícias
Estudante do Campus Palmas conquista 1º lugar na Olimpíada de Matemática dos IFs
Conquista
O estudante do Campus Palmas, do IFTO, Rhuan de Melo Honorato Nunes, do 2° ano do curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, conquistou o 1° lugar na primeira fase da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) realizada em novembro de 2022. Com a vitória, Rhuan, que também recebeu menção honrosa na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, classificou-se para a segunda fase da OMIF, que está marcada para maio deste ano e será realizada em Fortaleza- CE.
Rhuan destaca que o estudo e dedicação para a OBMEP o ajudaram na OMIF. "Quando eu li o PDF sobre como funciona a prova da OMIF percebi que ela era uma prova que tinha um modelo de questões lógicas bem parecido com o da segunda fase da OBMEP, na qual eu dediquei muito tempo estudando para ela. Já que eu tinha passado na primeira fase me senti preparado," ressalta o estudante, que conta com o apoio dos professores de Matemática da unidade Palmas e participa do projeto de Ensino: "Grupo de Estudos de Matemática".
O estudante revela os próximos passos e o que espera da segunda fase da OMIF. "Pretendo criar uma rotina de estudos para me preparar para a segunda fase de uma forma eficiente, já que só conseguimos evoluir com esforço e dedicação. Nessa segunda fase eu espero me sair bem e vou tentar me esforçar ao máximo para isso, estou bastante otimista e muito ansioso. Acredito que só por passar por toda essa experiência de poder competir e lutar para conseguir ficar no topo, para mim já é uma grande vitória,” destaca.
OMIF
O projeto foi criado em 2018, no chamado "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo” e fez parte dos eventos comemorativos dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros. A ideia de criar uma olimpíada de matemática da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Rede Federal) teve como precursor um projeto de extensão coordenado pelos professores Renato Machado Pereira e Manuel Messias da Silva, que visava desenvolver aulas, materiais didáticos, monitorias e atendimentos online para as olimpíadas OMU, OBMEP, Canguru de Matemática, Matemática sem Fronteiras, OMM e OBM.
Autor: Ana Luísa Duarte (estagiária sob supervisão do setor de Jornalismo do IF/Palmas)
Com informações:https://omif.com.br/