Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Disputas emocionantes e histórias de superação marcam 12ª edição dos jogos do IFTO

Notícias

Disputas emocionantes e histórias de superação marcam 12ª edição dos jogos do IFTO

Jifto

Entre risos, gritos e choro, atletas disputam vagas na etapa Norte do JIF e dão aula de determinação
por Thâmara Filgueiras publicado: 28/05/2024 15h38 última modificação: 28/05/2024 16h12

Muitas vezes, vencer não significa ganhar uma partida ou um jogo. Vencer pode significar incluir um estudante com alguma deficiência que nunca participou de nenhum esporte em uma competição de nível estadual; ou acreditar em si mesma, mesmo quando o nível técnico de uma atleta adversária parece mais alto; ou, ainda, não desistir daquilo que se quer alcançar, por mais que a primeira experiência tenha sido frustrante.

Essas "pequenas-grandes" vitórias são algumas das que fizeram a 12ª edição dos Jogos Internos do Instituto Federal do Tocantins (Jifto) inesquecível Jifto-2024-8para muitos estudantes e servidores. Mais do que selecionar estudantes-atletas que participarão da etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), o Jifto é um evento que promove integração e colaboração entre estudantes das diferentes unidades do IFTO e estimula, entre as diversas habilidades, a de persistir e superar desafios.

O atleta do IFTO de Araguatins Luis Filipe Teles pode ser citado como um exemplo de persistência. Este é o terceiro Jifto que ele participa e, embora acumule uma boa experiência, nem sempre foi assim. A primeira edição dos jogos em que participou, o estudante fazia parte do time reserva de vôlei e se quer chegou a entrar em quadra. "Isso foi minha motivação, porque eu queria estar em quadra, jogar, fazer ponto, comemorar, estar na garra do jogo. Isso me fez treinar todos os dias e me motivou a continuar. E eu não vou parar", disse, com entusiasmo, o estudante.

Ainda sentido a emoção da conquista do primeiro lugar no tênis de mesa, Maria Vitória de Oliveira, atleta do IFTO de Porto Nacional, contou que veio para o Jifto sem muitas esperanças. Ao ver as atletas adversárias, ela se sentiu um pouco intimidada, mas conseguiu contornar o nervosismo e venceu o primeiro set. "No decorrer do jogo eu fui me fortalecendo e eu senti que, sim, eu podia ganhar e eu dei o máximo que eu tinha", descreveu com emoção a estudante. "Jogos o Jifto para mim foi muito bom e eu estou muito feliz agora!"

Jifto-2024-3Inclusão é outra habilidade que fez parte das competições do Jifto 2024. É que, pela primeira vez, um estudante surdo participou dos jogos. O atleta do IFTO de Colinas do Tocantins João Vitor Alves, que nunca havia integrado um time antes, não só realizou sua vontade de participar de uma competição como, em conjunto com seus companheiros de time, mostrou como o esporte pode ser inclusivo.

É que os integrantes ouvintes da equipe de futsal do campus Colinas ensinaram o jogo ao colega surdo e aprenderam com ele a se comunicar na Língua Brasileira de Sinais (Libras). "Tem sido muito bom ver os meus colegas que não sabiam nada de Libras aprender a se comunicar comigo", disse João Vitor. O estudante é estimulado pelo professor de Educação Física, Adriano Malaquias, que não se contentou em vê-lo interagir somente com as intérpretes de Libras.

"Eu via o João Vitor muito só e eu decidi abraçar o desafio de fazer o esporte algo realmente inclusivo e comecei a realizar um trabalho em conjunto com diversos servidores do campus. Hoje, diversas pessoas sabem ao menos um pouco de Libras e isso possibilitou ao João Vitor participar desta edição do Jifto", contou com emoção o treinador do time. "Só de ver o João Vitor entrar em quadra, participar do Jifto eu já sinto que o nosso time é vencedor".

Após esses cinco dias intensos de jogos e muitas emoções, os estudantes retornam para casa e levarão em suas bagagens histórias emocionantes para reviver com colegas e familiares. É como disse o Luis Filipe: "Eu nunca vou esquecer dos momentos que vivi no Jifto. As lembranças sempre vão trazer muitas emoções para mim".

Opinião

Para saber quais pontos foram mais positivos e aqueles que precisam de melhorias, a comissão organizadora do Jifto 2024 elaborou um questionário de opinião. Para participar do processo de avaliação do evento, basta clicar no link https://forms.gle/18G9P3FVKSMsq3pKA e responder ao questionário.

Confira todas as informações e veja as fotos dos jogos no site do Jifto 2024

https://sites.google.com/ifto.edu.br/jifto2024/fotos?authuser=0