Notícias
Curricularização da Extensão foi tema de palestra no Identidade IFTO
Evento
O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) promoveu, dentro da programação do Identidade IFTO, a palestra “Caminhos para a Curricularização da Extensão”.
A palestra foi ministrada por Tomé de Pádua, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), ocasião em que resgatou o histórico da extensão no país e a legislação referente ao tema. O palestrante relatou a experiência extensionista em sua instituição e pontuou: "a extensão é um processo que retroalimenta o ensino e a pesquisa em articulação com os saberes e demandas da sociedade”, disse.
O palestrante, em sua apresentação, destacou a importância da prática extensionista nas instituições de ensino. “A Educação se constitui como um direito no Brasil, devendo ela, nas Instituições de Ensino Superior, ser concretizada pela indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Seguindo esse entendimento, a prática extensionista também se constitui como um direito garantido na Constituição, direito que deve ser assegurado a todas e a todos os estudantes de nível superior no Brasil. Essa garantia da prática extensionista é a finalidade da curricularização da extensão” afirmou durante a palestra.
Identidade IFTO
O Identidade IFTO reuniu, em um só lugar, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, trabalhos desenvolvidos em pesquisa, extensão, inovação, ensino, arte e cultura. O evento aconteceu de forma 100% on-line, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, ocasião em que foi realizada a 12ª edição da Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jice), a 8ª edição do Festival de Talentos Estudantis (IFestival), a 3ª edição do AfroIdentidade, a 3ª edição do Integra IFTO, a 10º Seminário de Assistência Estudantil, o Seminário Administrativo e XI Seminário de Gestão de Pessoas.