Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidade celebra a história do IFTO de Araguatins, antiga Eafa, na educação da região

Notícias

Comunidade celebra a história do IFTO de Araguatins, antiga Eafa, na educação da região

36 anos

Celebração começou com a fanfarra, percorrendo ruas da cidade durante a alvorada
por Thâmara Filgueiras publicado: 27/03/2024 16h06 última modificação: 28/03/2024 10h02

"Fazer parte da primeira turma de Medicina Veterinária do IFTO de Araguatins é motivo de muita alegria e realização". Essa afirmação reflete o sentimento do estudante Pablo Ramon Mota Albuquerque, mas poderia ser de muitos outros estudantes e egressos do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Araguatins ou Eafa - Escola Agrotécnica Federal de Araguatins -, como muitos conhecem.

É que nesta segunda-feira, 25 de março, a mais antiga unidade que integra o IFTO completou 36 anos da sua criação. Logo ao alvorecer do dia,Fanfarra percorre ruas da cidade como parte das comemorações estudantes que fazem parte da fanfarra da unidade percorreram algumas ruas da cidade para anunciar o início das homenagens a uma instituição que faz parte da história de muitas pessoas. 

"Para mim, celebrar esta data faz transbordar um sentimento de pertencimento e gratidão em mim, por fazer parte da história dessa instituição de ensino tão importante em toda região", disse a egressa da primeira turma da então Eafa Maria Josinete Costa, que regressou à instituição como servidora do atual Campus Araguatins do IFTO.

É comum muitos dos estudantes do IFTO de Araguatins vir de longe. O Pablo mesmo veio do Maranhão. Ele conheceu a unidade em 2017, quando estudava no Instituto Federal daquele estado, o IFMA, e veio para uma visita técnica. Desde então, estudar no IFTO de Araguatins passou a ser um sonho. E em 2024 ele pôde começar a realização desse sonho, quando optou por deixar o curso de Medicina Veterinária em uma instituição privada na sua cidade, estando no 5° período, para começar do zero em uma instituição federal.

"Para muitos, fiz a maior loucura da minha vida, mas para mim, foi a melhor decisão. Hoje sinto que realizei um de muitos sonhos que possuo e sei que o IFTO é uma das chaves para alcançar a realização de muitos outros", disse confiante o estudante.

Comemoração

36-anos-Eafa-IFTO-1.jpeg

E sendo uma festa de aniversário não poderia faltar bolo e parabéns, claro. E para reunir muitas das inúmeras pessoas que fazem parte da história do IFTO de Araguatins, antiga Eafa, uma programação com apresentações culturais, falas de autoridades, apresentação da fanfarra, exposição fotográfica e muitas homenagens aconteceu no período da tarde no Auditório dos Pioneiros.

E mesmo o aniversário sendo do campus, como quem ganha é a comunidade, os estudantes artistas da unidade receberam kits de pintura que foram adquiridos com o valor arrecadado no leilão das obras de arte, realizado na cantata do último Natal. Alguns dos setores da unidade também receberam dos estudantes as pinturas que retratam ambientes da instituição, uma homenagem feita o ano passado pelos 35 anos da unidade e 15 do IFTO.

Na ocasião, o professor Nelson Rafael também recebeu homenagens dos colegas e estudantes pela sua aposentadoria. 

“Nosso compromisso em oferecer educação de qualidade tem transformado vidas e impulsionado o desenvolvimento regional. Tudo isso só é possível devido ao comprometimento e à dedicação dos nossos servidores", destacou o anfitrião da festa, o diretor-geral da unidade, Cláudio Galvão.

36 anos de Eafa/IFTO 

Milhares de estudantes já passaram pelas salas de aula e campos verdejantes do IFTO de Araguatins, antiga Eafa. E a instituição continua a contribuir para a formação de outros milhares. Atualmente, são mais de 1700 estudantes que fazem cursos técnicos integrados ao ensino médio, concomitante e subsequente; de graduação e de pós-graduação; além de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). 

Confira mais fotos das comemorações.