Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Reitoria > Pró-reitorias > Extensão > Relações Institucionais > Acordos de Cooperação Internacional

Acordos de Cooperação Internacional

por Diretoria de Comunicação - Vivian Facundes publicado 06/03/2020 09h48, última modificação 19/12/2023 10h37

Coordenação de Relações e Assuntos Internacionais


Vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a Coordenação de Relações e Assuntos Internacionais é o setor responsável pela realização e difusão das ações de cooperação internacional no âmbito acadêmico, promovendo a interação com instituições de ensino e pesquisa no exterior. Um dos eixos de trabalho é o incentivo à realização de intercâmbios por parte de professores, pesquisadores estudantes com instituições conveniadas. A Coordenação de Relações Internacionais também atua na formulação de acordos de cooperação técnica, científica e cultural.

Poliana Alves Brito

e-mail: assint@ifto.edu.br

Telefone: (63) 3229-2219 (segunda à sexta-feira das 8h às 18h)


ABIPE - Associação Brasileira de Intercâmbio  Profissional e Estudantil

 

Objeto do Acordo: Incentivar e regular a participação dos alunos da INSTITUIÇÃO DE ENSINO no programa de Estágio remunerado no exterior organizado pela  IAESTE, bem como regular a participação de alunos estrangeiros que participam desse programa de intercâmbio junto a INSTITUIÇÃO DE ENSINO. Vigência: Setembro/2023.

O que é a IAESTE?
A International Association for the Exchange of Students for Technical Experience, é uma entidade não governamental, apolítica e sem fins lucrativos, membro consultivo da UNESCO, fundada em 1948 pelo Imperial College, em Londres e presente nos 5 continentes.

 

College of The Rockies 

 

collegeOfRockies.jpgObjeto do Acordo: Promoção de bolsas de intercâmbio para alunos de cursos superiores. Vigência: Abril/2024.

 

 

 

Universidade de Vigo

 

vigo-em-fotos.jpgObjeto do Acordo: Visa a mobilidade internacional de cientistas, engenheiros  e outros funcionários de trabalho ou pesquisadores especializados (inclusive nos casos em que poderia estar no período formativo em cursos de pós-graduação ou mestrado).

 

 

 

Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3

 

sorbonne-nouvelle.jpgObjeto do Acordo: Visa o intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes no campo dos estudos pluridisciplinares ensinados nessas duas instituições.

 

 

 

 

Universidade do Porto

 

universidade-do-porto.jpg2.jpgObjeto do Acordo: Cooperação acadêmica, científica e cultural entre as duas Universidades, em todos os campos de comum interesse. dentre as ações desenvolvidas para cumprir esse objetivo consta o intercâmbio de estudantes e de docentes das duas instituições, visando as suas qualificações acadêmicas e profissionais.

 

 


Objeto do Acordo: a estimular a investigação conjunta de interesse comum e, segundo prioridades previamente determinadas, a colaborar mutuamente para o desenvolvimento da docência nas áreas em que ambas estejam interessadas, a promover e facilitar a mobilidade dos seus docentes e investigadores, a fortalecer a mobilidade dos seus estudantes de graduação e de pós-graduação e, em geral, a prosseguir
conjuntamente quaisquer outros objetivos de interesse comum que considerem apropriados.o IPB disponibiliza a candidatura à matrícula e inscrição dos estudantes do IFTO que tenham obtido o diploma de Ensino Médio e realizado o ENEM, Vestibular ou outro exame que confira o acesso ao ensino superior.

Vigência do acordo: janeiro / 2026.