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Chamada para Submissão

por Leysson Muriel publicado 10/01/2024 08h00, última modificação 24/04/2024 13h26
Orientações para formatação de trabalhos. Orientação para submissão de Trabalhos

Chamada para Submissão de Trabalhos para 15ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão – JICE

Os modelos para elaboração de trabalho e apresentação estão disponíveis no site da 15ª JICE no menu Modelo para Submissão.

Acesse: https://www.even3.com.br/identidade-ifto-2024/, clique na opção SUBMETER TRABALHO. 

Diretrizes para Autores

Orientações para Formatação de Trabalhos

Os trabalhos deverão ser submetidos no formato de resumo expandido, dentro do prazo estabelecido no cronograma do evento. A formatação dos trabalhos deverá ser verificada no modelo de trabalho disponibilizado no site do evento, disponível em: https://portal.ifto.edu.br/jice/15jice, no menu Modelo para Submissão.

Os autores deverão seguir fielmente as instruções de formatação do modelo do trabalho e enviar os arquivos, em formato pdf e em duas versões: (1) com o nome dos autores e (2) sem o nome dos autores.

O tamanho do papel deverá ser A4 (210 x 297 mm), fonte 11, cor preta, com todas as margens de 2 cm e espaçamento simples entre linhas. As páginas não devem ser numeradas. Demais instruções para formatação estão presentes no modelo de trabalho.

O trabalho deve possuir tamanho único de 4 (quatro páginas) contendo: Título, Introdução, Objetivo, Material e Métodos, resultados e discussão; considerações finais, Agradecimentos e Referências.

Os trabalhos podem conter figuras, gráficos ou tabelas com os títulos e legendas seguindo as orientações presentes no modelo de trabalho. Agradecimentos ou menções às instituições financiadoras devem ser inseridas após a seção Considerações Finais. As citações e as referências completas deverão seguir as normas vigentes da ABNT. 

Os trabalhos que não seguirem as regras de formatação e que não apresentarem resultados de pesquisa ou de atividades de extensão, não serão considerados para avaliação.

Os autores deverão ter máxima cautela na redação e correção dos seus trabalhos, sendo responsáveis pelo conteúdo, inclusive com relação aos aspectos regulatórios.

Dicas: Resumos Expandidos para a 15ª JICE

Introdução: deve introduzir o problema do trabalho, trazer bases conceituais e teóricas, incluindo bibliografia. Contém a justificativa e a pergunta do trabalho.

Objetivo: indicar o(s) objetivo(s) do trabalho.

Material e Métodos: explicitar os métodos de coleta e de análise de dados.

Resultados e Discussão: apresentar os resultados obtidos e discuti-los diante do que já foi publicado sobre o tema.

Considerações finais: deve sintetizar a resposta à pergunta da pesquisa e discorrer sobre o atendimento do(s) objetivo(s) proposto(s).

Referências: de acordo com as normas vigentes da ABNT.

Apresentação dos Pôsteres e Apresentação Oral dos Trabalhos

Os trabalhos aprovados pela Comissão Científica serão apresentados na forma de pôster (impresso com dimensões de 1,20 x 0,90 m; sob responsabilidade dos autores) e/ou na forma de apresentação oral (arquivo digital), seguindo modelos disponíveis no site do evento.

Ficará a critério dos autores utilizar figuras, gráficos e tabelas no pôster e/ou na apresentação.

A definição do formato de apresentação será feita pela Comissão Científica e observará a pontuação atribuída pelos avaliadores Ad hoc.

Para a apresentação de pôster, o tempo da apresentação não poderá exceder 5 minutos. Os avaliadores terão até 10 minutos destinados à arguição.

Para a apresentação oral, o tempo da apresentação não poderá exceder 10 minutos. Os avaliadores terão até 15 minutos destinados à arguição.

As datas e horários das apresentações e os trabalhos aprovados serão publicados no site do evento.

Dicas: Resumos Expandidos para a 15ª JICE

Introdução: deve introduzir o problema do trabalho, trazer bases conceituais e teóricas, incluindo bibliografia. Contém a justificativa e a pergunta do trabalho.

Objetivo: indicar o(s) objetivo(s) do trabalho.

Material e Métodos: explicitar os métodos de coleta e de análise de dados.

Resultados e Discussão: apresentar os resultados obtidos e discuti-los diante do que já foi publicado sobre o tema.

Considerações finais: deve sintetizar a resposta à pergunta da pesquisa e discorrer sobre o atendimento do(s) objetivo(s) proposto(s).

Referências: de acordo com as normas vigentes da ABNT. 

Critérios de Avaliação pela Comissão Científica

Serão considerados para avaliação, pela Comissão Científica, os seguintes itens:

1. Impacto/relevância do trabalho para a comunidade externa;

2. Articulação com ensino, pesquisa e extensão;

3. Qualidade Técnico-Científica do trabalho: adoção correta de conceitos; profundidade da abordagem teórica; rigor científico; citação de referências fundamentais para o tema;

4. Originalidade: caráter inédito e inovador do trabalho; presença de resultados de pesquisa científica; 

5. Adequação metodológica: procedimentos em concordância com os objetivos propostos; amostragem adequada; apresentação de tratamentos; análise de dados; planejamento estatístico (quando o caso);

6. Apresentação e Estrutura: clareza do texto (gramática e ortografia); aderência ao modelo de trabalho (formatação do texto, figuras e tabelas); e conformidade do conteúdo contidos nas subdivisões do trabalho (introdução, material e métodos, resultados e discussão e considerações finais).

Submissão dos Trabalhos

As submissões estarão disponíveis a partir de 26 de março de 2024.

Acesse: https://www.even3.com.br/identidade-ifto-2024/, clique na opção SUBMETER TRABALHO. 

Cadastro

O autor será levado à página de login, caso não seja cadastrado deverá clicar no item: "Ainda não tem conta? Clique aqui para criar uma". Cadastre-se no sistema.

Inscrição

Após a realização do cadastro, você será direcionado a tela inicial do sistema. Para submeter um trabalho é necessário que você primeiro se inscreva no evento. Clique em "Realizar inscrição" e selecione a categoria em que se enquadra (Estudante do IFTO, Servidor(a) do IFTO ou Comunidade Externa) e clique em "REALIZAR INSCRIÇÃO". Preencha os dados necessários para inscrição e clique em "Continuar". Revise a inscrição e clique em "Concluir inscrição".

Submissão do Trabalho

Após a realização da inscrição, clique em "Realizar submissão". Em seguida clique em "Submeter".

  • Passo 1: Selecione a Modalidade e a Área temática.
  • Passo 2: Preencha os campo Título;
  • Passo 3: Upload do trabalho. Em "Arquivos" clique em:
    • "Trabalho identificado" para fazer upload do trabalho com os dados dos autores;
    • "Trabalho não identificado" para fazer upload do trabalho sem os dados dos autores.

ATENÇÃO! NÃO FAZER UPLOAD DOS TRABALHOS IDENTIFICADOS E NÃO IDENTIFICADOS NO LOCAL ERRADO.

  • Passo 4: Clique em "Adicionar Autor" e inclua todos os autores (nome e e-mail) e marque o(a) autor(a) quer for o(a) professor(a) orientador(a). O autor principal deve ser o primeiro autor;

TODOS OS AUTORES DEVEM ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.

  • Passo 5: Em "Escolher Apresentador" selecione quem será o(a) apresentador(a) do trabalho;
  • Passo 6: Em "Unidade/Campus" selecione a unidade do IFTO na qual o autor principal é vinculado;
  • Passo 7: Em "Dados bancários do(a) Apresentador(a) se for estudante do IFTO (banco, agência e conta corrente/poupança)". Informe os dados bancários apenas do apresentador(a) se for estudante do IFTO, caso o(a) apresentador(a) não seja estudante do IFTO preencha "0".
  • Passo 8: Clique em: "Declaro que li e estou de acordo com as regras para submissão";
  • Passo 9: Clique em Submeter.

Realização do evento

A 15ª JICE será realizada entre os dias 16 a 18 de outubro de 2024.

Inscrições.

Para realizar a inscrição acesse: https://www.even3.com.br/identidade-ifto-2024/.

Programação e Premiação

Em breve.