Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vem aí a Espanglish 2018

Vem aí a Espanglish 2018

VI Espanglish

A feira de língua estrangeira acontece na próxima sexta, 31.
por Lúcia Gomes publicado: 27/08/2018 13h25 última modificação: 27/08/2018 13h25

No próximo dia 31 de agosto, às 19h, o estacionamento da Paróquia São José Operário, se tornará mais uma vez palco da criatividade e da alegria dos estudantes do Campus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Isso porque nesse dia será realizada a 6ª edição da Espanglish, evento em que alunos de todas as turmas do ensino médio da unidade se envolvem na produção e realização de apresentações de dança, teatro e manifestações culturais típicas de países onde são falados o inglês e o espanhol.

A Espanglish é organizada pelo Núcleo de Estudos em Linguagens e Políticas Públicas para a Educação (NELPPE/IFTO) e já se tornou um evento tradicional na cidade de Paraíso. Prova disso é que até o ano de 2016 as apresentações aconteciam no Teatro Cora Coralina, mas como o espaço ficou pequeno para a quantidade de pessoas que prestigiavam o evento, ano passado, a comissão organizadora transferiu o local para o estacionamento da paróquia e mais de mil pessoas se encantaram com o show de talentos.

Além disso, a participação do público é fundamental, pois todos os anos a comunidade ajuda a escolher qual país foi melhor representado pelos estudantes. São disponibilizados postos de votação no local do evento e também aplicativo de celular para os visitantes votarem.

Saiba mais

A Espanglish é uma competição na qual os professores de linguagens do Campus Paraíso do IFTO trabalham com seus alunos os idiomas inglês e espanhol. Mas não é só isso, cada turma fica encarregada de pesquisar e apresentar ao público as peculiaridades de países que falam essas línguas, utilizando o idioma do país.

A preparação já começa logo após o sorteio dos países, que geralmente acontece um mês antes do evento. Primeiro vem a fase das pesquisas, momento em que os estudantes se dedicam a estudar as características dos países e decidem sobre o que farão para representá-lo e depois chega a etapa dos ensaios, em que efetivamente preparam as apresentações.