Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidade recebe maquinário para atividades agrícolas

Notícias

Unidade recebe maquinário para atividades agrícolas

Campus Avançado Formoso do Araguaia

O campus adquiriu um trator, um pulverizador e uma grade aradora.
por Mayana Matos publicado: 03/08/2017 18h00 última modificação: 03/08/2017 18h17
Colaboradores: Marlon Santos

A comunidade do Campus Avançado Formoso do Araguaia, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), iniciou o segundo semestre letivo de 2017 em festa com a chegada de equipamentos que fortalecerão as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na unidade. O campus adquiriu um trator, um pulverizador, e uma grade aradora que foram entregues nesta semana, com investimento que ultrapassa R$ 208.000,00. 

Segundo o professor Douglas Daronch, os equipamentos serão utilizados, dentre outras atividades, nas aulas práticas do componente curricular de Mecanização Agrícola, com os estudantes do curso técnico em Agricultura. “Os equipamentos ampliarão nossas conquistas, pois vamos além dos conceitos da mecanização; buscamos estudar na prática os tipos de tração, motores, tratores, implementos agrícolas e o uso e a manutenção destas máquinas na agricultura” afirmou o professor. 

A diretora substituta Érica Feitosa esclareceu que a aquisição atende uma reivindicação antiga, que promove a instrumentalização de técnicos e professores da unidade. “Os docentes e a equipe de apoio poderão aprimorar a metodologia do ensino e da aprendizagem, para que o universo do estudante e as peculiaridades locais sejam, cada vez mais, contempladas, desde o planejamento até a avaliação das aulas”, explicou. 

A professora e coordenadora do curso de agricultura, Carla Elisa Bastos, avalia positivamente a aquisição, tendo em vista que os processos formativos do curso exigem o contato direto com os equipamentos. “Nossa metodologia de ensino consiste em sair do abstrato do conhecimento para a ação que promova o equilíbrio entre a teoria e a prática, com uma formação relacionada ao mundo do trabalho e ao mercado de trabalho”, comentou.